Passeios não faltam em Berlim. O tempo mínimo para conseguir fazer o básico são 4 ou 5 dias, mas há quem espiche para até uma semana. A verdade é que, assim como a maioria das grandes cidades do mundo, atrações não faltam na capital alemã e o tempo apenas irá nortear quanto e como você conhecerá seus principais pontos, com mais ou menos pressa.
Para conhecer pontos turísticos de Berlim que estão localizados em uma mesma região e se aprofundar na história da cidade, opte pelo Free Walking Tour, uma modalidade de city tour feita em diversas cidades do globo em que o guia leva um grupo de turistas a pontos relevantes a cidade e, ao final do passeio, cada um decide com quanto recompensar o profissional. Em Berlim, há Free Walking Tours saindo em frente do Portão de Brandenburgo todos os dias pela manhã, com turmas em inglês e espanhol. O passeio ainda passa por lugares importantes da cidade, como o Reichstag (Parlamento Alemão), o Memorial do Holocausto, Gendarmenmarkt e o bunker onde Hitler passou suas últimas horas de vida.
Outro ponto imperdível é o Muro de Berlim – ainda há partes dele espalhadas pela cidade! Em East Side Gallery, o turista poderá fotografar o muro pintado com obras que retratam acontecimentos históricos ligados a ele. Porém, para aqueles que pretendem ver como ele originalmente era, é possível visitar o Memorial do Muro de Berlim. Essas duas opções dão perspectivas diferentes sobre este importante ponto turístico do local.
Ainda sobre a divisão de Alemanha Ocidental e Oriental, outro ponto muito procurado pelos turistas é Checkpoint Charlie. Lá era onde efetivamente acontecia o trânsito entre um lado e outro da cidade, mas o local podia ser utilizado apenas pelas Forças Aliadas e diplomatas estrangeiros. É lá que há a placa “You’re leaving the American sector” tão fotografada pelos turistas.
Para mudar um pouco a visão, vá para a Postdamer Platz, uma área cheia de edifícios modernos construídos após a queda do Muro de Berlim. Lá é um ótimo lugar para uma parada, pois a praça concentra diversos restaurantes, bares, cafés e cinemas. Apesar de existir antes da queda do muro, o lugar só ganhou esse ar de modernidade após 1989.
Outra praça bastante conhecida em Berlim é a Alexanderplatz, onde é possível ver um grande relógio com os principais fusos do globo. É na região também onde está localizada a Torre de TV, o ponto mais aconselhável para ter uma visão panorâmica de Berlim.
Para fechar sua ida à capital alemã com chave de ouro, ande pela Avenida Unter den Linden, que possui diversas atrações arquitetônicas como a Ópera de Berlim, a Universidade Humboldt e os prédios Kronprinzenpalais e Prinzessinnenpalais. É por lá também que fica a Ilha dos Museus e a Catedral de Berlim, então para aqueles que possuem tempo e gostam de ter contato com obras de arte, esse é o lugar ideal para cair de cabeça.