Uma cidade onde as regras de trânsito são respeitadas e a população costuma ser bem-educada no trânsito.
Para quem deseja conhecer Berlim e vai para outras cidades de trem, alugar carro não é o melhor negócio, isso porque dentro da área central de Berlim não é necessário um carro devido ao transporte público ser supereficiente. A rede de transporte público é bem extensa, com todos os meios de transportes integrados como os ônibus, bondinhos elétricos, metrôs e trens. Algumas linhas de metrô chegam até a ir para outras cidades próximas. Pode ser que uma estação ou outra de metrô seja até malcuidada, mas o bom é que o serviço funciona. Nos pontos de ônibus há tabelas com as linhas que passam naquele ponto e com os horários de cada linha. É difícil acontecer de um ônibus atrasar, e quando acontece é um atraso bem pequeno.
O sistema de transporte público de Berlim é dividido em três zonas: A, B e C, sendo que a zona A é área central, zona B é onde fica o aeroporto Tegel e a zona C é onde ficam os outros dois aeroportos, Schonefeld e Potdsdam.
As bicicletas também podem ser um meio de transporte bem eficiente em Berlim, você vai ver pessoas pedalando por toda cidade, moradores ou turistas que aproveitam para conhecer Berlim de uma maneira mais ecológica e econômica.
A Alemanha é um país famoso por possuir estradas excelentes e lindas. Carros potentes e algumas estradas sem limite de velocidade, mas não é bem assim. Algumas partes de algumas estradas até não possuem mesmo limite, mas é sempre bom confirmar ficando de olho nas placas, pois também há muitos trechos com limites de velocidade sim. Pra quem pensa em viajar para outras cidades além de Berlim, alugar um carro pode ser uma boa opção para aproveitar as ótimas estradas com lindas paisagens.
Dentro da área central de Berlim, assim como acontece com grande parte das grandes cidades, o trânsito é mais pesado, principalmente durante os horários de pico. Os estacionamentos também não são muito baratos, então é bom colocar tudo na ponta do lápis antes de optar por alugar um carro. Também é bom verificar com o hotel se há estacionamento e se está incluído na diária.
E para quem achar que vale a pena alugar um carro, não esqueça que o locatário e condutor do veículo deve possuir cartão de crédito internacional, deve apresentar o passaporte original, a habilitação original, emitida no Brasil e válida. Mesmo para quem levar uma carteira de habilitação internacional, a carteira do Brasil também deve ser apresentada. E é recomendado confirmar todas as regras de locação com a locadora de veículos que escolher.