Se você pretende alugar um carro em Buenos Aires, é bom pensar duas vezes antes de fazer a reserva. Em primeiro lugar, analise quais são os seus planos de viagem. Você quer ficar apenas na capital argentina ou visitar outros destinos no país?
O veículo pode ser uma boa alternativa para quem visita cidades próximas, como Tigre, Lujan ou La Plata e também para aqueles que planejam uma roadtrip. Entretanto, dirigir em Buenos Aires não é uma tarefa fácil.
O trânsito é intenso e a maior parte dos hotéis e atrações não dispõe de estacionamento próprio, o que pode dificultar a vida do motorista e fazer com que o carro se torne um transtorno e não um facilitador como deveria ser. Perto da rua Florida e no centro, os estacionamentos se tornam mais escassos. Em compensação, pode não ser difícil de encontrar uma vaga em Palermo, por exemplo.
Além disso, o transporte público em Buenos Aires é eficiente e barato. Ônibus e metrô cobrem toda a área urbana e trens ligam a capital às cidades vizinhas. Como extra, os ônibus funcionam 24 horas por dia. E, caso não seja muito de se aventurar no transporte público, os táxis são sempre uma alternativa econômica na Argentina, embora muitos viajantes relatem problemas com taxistas relacionados a cobranças indevidas ou trajetos maiores do que deveriam ser. Por último, há ainda a opção de usar Uber e Cabify.
Se mesmo assim você optar por alugar um carro, prepare os seguintes documentos: sua carteira de motorista brasileira (CNH), passaporte ou RG, e um cartão de crédito com validade internacional no nome do motorista. Não é necessário apresentar a carteira internacional (PID) para dirigir no país, embora seja sempre recomendado levá-la para facilitar a checagem dos documentos - nesse caso, lembre-se de ter consigo a CNH brasileira, pois a PID não tem validade quando apresentada sozinha.