Com viagem marcada para o Uruguai? E você já pensou em alugar um carro em Montevidéu? Vem descobrir quais são as vantagens e desvantagens de escolher esse meio de transporte enquanto estiver na cidade!
Em primeiro lugar, é bom saber que os táxis na capital uruguaia não costumam ser caros e os ônibus funcionam razoavelmente bem. Mesmo assim, nada proporciona tanta comodidade quanto dispor de um veículo para fazer todos os passeios sem depender de ninguém.
É possível reservar o aluguel do carro para retirada no Aeroporto Internacional de Carrasco e já sair motorizado rumo à sua hospedagem. No balcão da locadora, será necessário apresentar sua carteira de habilitação nacional (CNH), passaporte brasileiro ou carteira de identidade, e um cartão de crédito internacional devidamente habilitado para uso no país. A Permissão Internacional para Dirigir (PID) não é necessária para conduzir no Uruguai.
Uma das vantagens de andar de carro em Montevidéu é o fato de que, diferentemente da maioria das capitais latino-americanas, a cidade não possui tráfego intenso. Até mesmo o estacionamento não deve ser um problema, já que muitas vezes será possível encontrar vagas na rua, mesmo em regiões mais turísticas (a exceção fica para a Ciudad Vieja, onde o estacionamento pode ser mais complicado). Se optar pela locação, lembre-se de pesquisar hotéis que ofereçam estacionamento gratuito ou com um baixo custo extra.
Mesmo assim, um dos pontos altos de alugar um carro no Uruguai é justamente poder viajar pelo país. Os principais destinos turísticos ficam a uma curta distância de Montevidéu. Tanto Colônia do Sacramento quanto Punta del Este e a Casapueblo (em Punta Ballena) podem ser acessadas após duas horas de estrada. Em compensação, a praia de Cabo Polonio fica a 3h30 da capital e Punta del Diablo requer uma viagem de cerca de 4 horas. Por sorte, as estradas são bastante conservadas e prometem uma road trip perfeita em meio às paisagens quase rurais do nosso vizinho sulista.