Dividida em 12 distritos, a cidade tem atrações bem variadas por todos os cantos. Vale a pena adquirir o ZurichCard, um cartão que dá direito a entrada grátis em alguns museus, preços reduzidos no zoológico e drinque de boas vindas em vários restaurantes.
Zurique é um bom lugar para quem gosta de arte. São 20 museus, cerca de 100 galerias e 24 acervos. Destaque para algumas das melhores opções: o Museu de Arte, o Landesmuseum, o Museu Bärengasse e o Kunsthaus Zürich, todos com obras de artistas renomados.
A arquitetura dos edifícios também é um convite para os olhos e para os cliques das câmeras fotográficas. No distrito Krais 1, imponentes prédios do século 20 e outros medievais revelam o lado histórico da Cidade Velha. Vale um passeio pelas catedrais raumünster Abbey, a St. Peter a Central, a Burkiplatz e a Paradeplatz.
As igrejas também se somam entre as principais atrações, como é o caso da medieval Fraumünster, com vitrais de Marc Chagall, se segue acima do rio Limmat. A praça Lindenhof Hill também é parada obrigatória para os turistas, que aproveitam o espaço para relaxar e se divertir em meio a prédios históricos e marcos medievais.
Para aproveitar os dias ao ar livre, visite o belo Jardim Botânico, que conta com 15 mil espécies de plantas. No meio da cidade, o parque Flussbad Oberer Letten também ajuda o público a se livrar do stress, assim como o rio Limmat, onde as pessoas nadam tranquilamente, sendo uma das principais áreas de lazer locais.
Entre os passeios, um dos mais famosos atrativos é o cais da cidade, sendo que muitos deles tem belos jardins, ótimos para uma caminhada sem preocupações. Se tiver fôlego e quiser encarar uma trilha, vale subir ao pico Uetliberg para ter uma vista panorâmica espetacular.
Na hora das compras, reserve um tempo para passar pela luxuosa Bahnhofstrasse, que reúne grifes nacionais e internacionais. Em Schipfe, quem dá as caras são os itens de artesanato e algumas galerias pitorescas. No antigo bairro industrial Zurich West, mais algumas lojas se encontram junto às baladas de alto padrão e bares da moda.
Quando a noite cai, saiba que o Kreis 4 é conhecido como o distrito da “luz vermelha”, repleto de prostitutas na rua, que aos poucos estão migrando para um complexo destinado somente a esta atividade, assim não ficam expostas. Mas nem só disso sobrevive a área, repleta de lojas, cafés e galerias, muito frequentadas por um público jovem. A região de Altstadt reúne pubs, bares de jazz e cafés dos mais animados, ideais para uma noite divertida.