O sistema de transporte público de Zurique funciona muito bem, como já era de se esperar, então dentro da cidade, ter um carro alugado não é algo super necessário, mas caso a viagem seja pelo restante do país, ter um carro alugado vai facilitar bastante os deslocamentos, conhecer pequenos vilarejos e ter a liberdade de ir e vir pra onde, e quando quiser.
Para quem for alugar um carro em Zurique, uma dica é retirar o carro já na chegada, no aeroporto, assim você economiza o valor que gastaria com transporte até o hotel. Há muitas locadoras no aeroporto, mas o ideal é reservar o carro com antecedência e deixar somente para retirar o carro nas lojas do aeroporto. Do aeroporto até o centro da cidade, você vai gastar em média 15 minutos de carro, mas é claro, tudo vai depender do trânsito no horário da chegada, principalmente na região central, onde o trânsito é mais carregado e a movimentação de pessoas é maior.
A maioria das atrações turísticas de Zurique fica na parte antiga da cidade, próximas ao lago que durante os meses de verão fica sempre cheio de gente, principalmente de moradores. É bem agradável percorrer o centro da cidade caminhando, além de ser gratuito. Em Zurique também há um sistema para alugar bicicletas de graça chamado de Züri rollt. Para alugar, basta apenas apresentar o passaporte e deixar um valor de caução que é devolvido quando você entregar a bike. Ônibus, trens, barcos e bondinhos elétricos formam o sistema de transporte público de Zurique. Táxi é caro, mas pra quem está em um número maior de pessoas pode até compensar.
Os estacionamentos são caros e escassos, principalmente no centro da cidade, então recomendamos verificar com o hotel escolhido se há estacionamento e se o valor do estacionamento está incluído ou não na diária. Caso o hotel não possua estacionamento, verifique se há algum local próximo para deixar o carro.
Os documentos necessários para alugar um carro em Zurique são a habilitação brasileira emitida há mais de 2 anos e dentro do prazo de validade, passaporte e um cartão de crédito internacional. É recomendado ter a Permissão Internacional para Dirigir (PID), porém não obrigatório, por isso é sempre bom confirmar direto com a locadora escolhida quais são os documentos necessários para dirigir no país. Na Suíça, algumas locadoras de veículos também podem exigir o comprovante do seguro viagem/saúde, aquele que é obrigatório para entrar nos países que fazem parte do Tratado de Schengen, e com cobertura mínima de 30 mil euros.