O Mar do Caribe com suas águas que variam entre os tons de azul e verde pode até ser a maior atração de Cancún, mas a verdade é que Cancún soube aproveitar sua geografia, sua localização e suas atrações turísticas para se tornar um verdadeiro polo turístico que atrai turistas do mundo inteiro.

Clima...

Leia Mais

Atrações turísticas em Cancún

Guia Cancún

O Mar do Caribe com suas águas que variam entre os tons de azul e verde pode até ser a maior atração de Cancún, mas a verdade é que Cancún soube aproveitar sua geografia, sua localização e suas atrações turísticas para se tornar um verdadeiro polo turístico que atrai turistas do mundo inteiro.

Clima agradável durante o ano todo, praias lindas, badalação todas as noites, compras, passeios culturais, gastronomia de dar água na boca, tem de tudo um pouco em Cancún, e é por isso que o destino consegue agradar a todos.

Os grandes hotéis estão um ao lado do outro, entre a Laguna Nichupté e o mar. E é nessa região que estão localizadas algumas atrações como o La Isla Shopping Village para compras, o Hard Rock Cafe, além claro, a atração principal, a praia que provavelmente estará de frente para seu hotel. Não que isso seja uma regra, mas é que há muitos hotéis de frente para o mar, e quem não gosta de acordar e estar de frente para a praia? Mas em Cancún você poderá aproveitar suas férias, seja em um resort all inclusive de frente para o mar ou em um hostel mais simples, afinal não faltam atrações para todos os gostos.

Você pode começar a se aventurar pela Isla Mujeres, uma pequena ilha localizada a cerca de 10 quilômetros de Cancún, com água ainda mais calma e sem grandes construções atrapalhando a visão. Na ilha você pode praticar snorkeling, mergulho de cilindro, interagir com golfinhos ou simplesmente aproveitar o visual. Há ainda um centrinho com lojinhas e restaurantes, perfeito para passar um dia. O trajeto de Cancún até Isla Mujeres dura aproximadamente 25 minutos.

Outra ilha, um pouco mais longe e que vale tanto quanto (ou até mais) a visita, é a famosa ilha de Cozumel com seus incríveis corais. Cozumel é conhecida como um dos melhores lugares do mundo para mergulhar. Para chegar até lá você tem que ir primeiro até Playa Del Carmen, e de lá pegar um ferry para Cozumel em uma travessia de quase uma hora. Cozumel é a maior ilha do México, onde a prática do mergulho é sua principal atração. Também há hotéis, lojinhas e restaurantes, mas com menos badalação que Cancún.

E já que falamos em Playa Del Carmen, essa praia vizinha de Cancún, distante 70 quilômetros, pode ser conhecida em um dia, ou melhor ainda, em alguns dias para quem tiver oportunidade. A Quinta Avenida é a principal rua de Playa Del Carmen, repleta de lojinhas, bares e restaurantes, tudo sempre muito cheio de turistas. O local possui um clima um pouco mais relax que Cancún, com mais turistas europeus e menos americanos.

Visitar o sítio arqueológico de Chichen Itzá é um passeio para quem gosta de conhecer mais sobre a cultura do local e civilizações antigas, é um passeio cansativo, pois você vai sair cedo do hotel e voltar só a noite, porém vale muito a pena porque Chichen Itzá é considerada uma das novas maravilhas do mundo. O cartão postal do local é a grande pirâmide de Kukulcán, não volte sem uma foto ali. O sítio arqueológico fica a aproximados 200 quilômetros de Cancun, não é perto, mas vale muito a pena. 

Continuando no assunto sobre civilizações antigas, Tulum é mais um sítio arqueológico, porém esse é mais perto de Cancún (120 quilômetros) e com uma localização privilegiada, de frente para o Mar do Caribe. Ao contrário de Chichen Itzá, em Tulum não há nenhuma grande construção ou pirâmide, mas as ruínas que se mantém até hoje no local conseguem impressionar devido à sua localização, rodeadas pelo azul do Mar do Caribe. 

Para quem gosta de parques e de destinos voltados ao ecoturismo, Xcaret é um megaparque ecológico, uma espécie de Disney do ecoturismo. Em Xcaret você passa o dia todo e talvez ainda não desfrute de todas as atrações. Há desde mergulho com golfinhos, flutuação em rios subterrâneos, pequenas trilhas, viveiros de plantas e animais típicos, piscinas, lagoas e ao final do dia um show noturno representando um pouco da cultura maia. Outros parques para quem tem tempo sobrando são o Xel-Há, mais natural que o Xcaret, com a maioria das atividades aquáticas, e o Xplor, outro parque aquático com atividades voltadas para quem busca um pouco mais de adrenalina.   

E pra quem tiver energia de sobra, depois de um dia de muita praia e passeios, é hora de aproveitar para conhecer a balada mais animada da região: a Coco Bongo que foi a primeira casa noturna de Cancún e continua sendo até hoje, a mais badalada. Além de muita música, há também apresentações de shows de artistas, acrobacias e muito mais. E se você chegar um pouco tarde de algum passeio, não se preocupe, pois a balada só começa a encher após a meia-noite.