Miyakojima é uma ilha remota localizada nas Ilhas Miyako no município de Okinawa no Japão. A maior e mais populosa das ilhas do arquipelágo, Miyakojima está cercada por outras cinco ilhas também povoadas. As ilhas Ikemajima e Kurimajima, inclusive, estão interligadas à Miyakojima através de pontes.
As ilhas da região, incluindo Miyakojima, são famosas por suas águas azul-turquesa, areia branca, recifes de coral e formações rochosas compostas por composta pelo calcário ryukyu, que formam incríveis grutas e arcos. Devido ao seu cenário incrivelmente exuberante, Miyakojima é considerado um dos locais mais bonitos do Japão.
O Higashi-Hennazaki Cape é um dos principais pontos turísticos. Ele está localizado na parte oriental da Miyakojima e é banhado pelo Oceano Pacífico ao Sul e pelo Mar da China ao Norte. Rodeada por falésias, a paisagem é completada por um farol branco e uma plataforma de observação para admirar a paisagem. Os lírios de Páscoa estão em plena floração entre maio e junho e o contraste entre a cor do mar e do céu e a vista dos lírios atrai muitos turistas.
Outras das principais atrações turísticas de Miyakojima são, sem dúvida, as suas belas praias. Toda a ilha tem imensas faixas de areia litorâneas, onde o turista pode banhar-se e nadar com os peixes. Entre as praias mais populares estão a Praia de Yonahamaehama e o Jardim Marinho de Imugya, onde os visitantes podem praticar mergulho. Outros locais conhecidos incluem a praia de Maehama, o Centro Cultural Alemão, a praia de Painagama e a vista de Irabu-jima.
O clima da ilha é quente e a temperatura média ronda os 23 °C ao longo do ano. Contudo, do Verão até ao Outono na região, os tufões podem atingir ilha, o que deve ser levado em consideração pelo turista antes de marcar a viagem.
Além disso, é realizado na ilha um festival chamado Pantu Punaha, que ocorre no nono mês do antigo calendário lunar. Pantu são seres sobrenaturais que se encontram em algum lugar entre deuses e demônios e vagueiam pela cidade com uma procissão de sacerdotes para afastar os maus espíritos. Eles carregam pedaços de pau em uma mão e uma máscara assustadora na outra. As pessoas que forem sujas pelo Pantu terão um ano de proteção. Os proprietários das casas também convidam o Pantu para abençoarem suas residências.
Algo que também não pode faltar ao roteiro para quem viajar para Miyakojima, é experimentar a versão local do soba, o macarrão japonês feito à base de farinha de trigo sarraceno. Ou então participar de um otori, que é um costume de beber awamori, uma bebida destilada nativa de Okinawa.
Miyakojima pode ser percorrida em até 4 horas de carro e alugar veículos ou locomover-se de táxi é uma opção que deve ser considerada pelo turista, já que não há transporte público na ilha.