Para quem vai à capital da Sicília, uma das principais dúvidas se refere o local onde o viajante deverá reservar a sua hospedagem. Em se tratando da cidade italiana, o turista deverá levar em consideração alguns aspectos primordiais: segurança, pontos de interesse e vida noturna. Pensando nesses quesitos, três são os bairros mais “tourist friendly” do município italiano: Centro Histórico, Politeama/Libertá e Mondello. Cada um deles traz características bem distintas, garantindo opções que se encaixam nas necessidades e nos gostos dos mais diferentes turistas.
É claro que existem muitos outros distritos da cidade que também possuem atrativos, mas eles são indicados apenas para quem tem algum contato de confiança por lá. Isso porque o turista desavisado poderá entrar em roubadas, afinal há regiões bem inseguras na capital da Sicília. Vale lembrar que Palermo é uma das maiores cidades da Itália, trazendo consigo os problemas mais comuns dos grandes centros urbanos (mesmo que isso possa parecer surreal para quem tem a visão romântica das charmosas ruas locais).
Abaixo, o Quanto Custa Viajar explica no detalhe cada uma dessas áreas, permitindo que você faça uma escolha mais assertiva.
- Centro Histórico
A cada esquina dessa região, o viajante será lembrando o porquê de Palermo ter sido o território mais conquistado da História. Entre suas ruelas, becos e cantinhos escondidos, o turista terá a sensação de estar fazendo uma verdadeira viagem ao passado. Um dos principais atrativos do distrito é a proximidade com monumentos históricos e pontos turísticos. A não ser que o viajante queira desfrutar de uma viagem litorânea, ficar no Centro Histórico garantirá bons momentos de lazer imersos a muita cultura. Outro ponto positivo da região é a vida noturna evoluída, com grande gama de bares, pubs, tavernas e restaurantes a poucos passos de distância. Em contrapartida, o ponto negativo são as incidências de furtos por batedores de carteira, especialmente à noite. Apesar de o Centro Histórico ser relativamente tranquilo e anotar menos incidentes do que em outras regiões, ainda é preciso prestar atenção a esse revés.
- Politeama/Libertá
Considerada por muitos a melhor região para se hospedar em Palermo, o principal atrativo desse distrito é a sua segurança. Ao contrário de outras partes da cidade onde o clima de máfia ainda parece imperar nos dias de hoje, em Politeama/Libertá o turista encontrará uma das áreas mais seguras do município. Por aqui o viajante pode andar despreocupado, sem medo de trombar com sicilianos no melhor estilo Don Corleone pelas esquinas. Outro atrativo é a sua localização, pois a região está situada a apenas 20 minutos de caminhada do Centro Histórico. Assim sendo, o viajante não precisará usar o precário sistema de transporte público da cidade. A vida noturna também impressiona, sendo mais elegante e refinada. Por aqui os bares ganham ares de sofisticação, enquanto são disponibilizados muitos restaurantes das mais diversas especialidades para a clientela que se hospeda ao redor.
- Mondello Beach
Essa é a área indicada para quem quer aproveitar mais a vida em frente ao mar, ou seja, as belezas naturais da costa italiana banhada pelo Mediterrâneo. Com o passar dos anos, a vila de pescadores tem se transformado em outro point de hospedagem para os turistas, especialmente no verão, quando o movimento na cidade é maior. Portanto, o ponto forte do distrito são as suas belíssimas praias, com águas cristalinas, além de uma vida noturna efervescente nos meses mais quentes do ano. Vale lembrar que nas épocas frias os estabelecimentos da costa fecham, diminuindo drasticamente as opções de vida noturna. O ponto negativo da área fica por conta da sua localização, que está a 20km do Centro Histórico. Portanto, quem fica em Mondello deve contar com um carro, pois o transporte público da cidade é bem dificultoso.