Com uma configuração urbana difícil de entender, a cidade pertencente à Riviera Italiana se estende por quilômetros ao longo da costa mediterrânea, disponibilizando bairros que se estendem até o mar e outros apinhados nas encostas montanhosas. Muitas vezes esquecido pelos turistas, o município pode ser surpreendente, pois conta com palácios majestosos, belas igrejas, impressionantes construções barrocas e, claro, paisagens deslumbrantes em frente ao mar.
Para quem fica no centro da cidade, as duas estações ferroviárias locais – assim como os bairros vizinhos – ficam a apenas uma pequena caminhada para leste e para oeste. Descendo as ladeiras, o viajante ainda chegará ao Distrito de Porto Antico, uma histórica parte da urbe que foi revitalizada e desponta como uma das vibrantes da região.
Como a cidade não participa do roteiro turístico mais tradicional da Itália, o viajante conta com preços moderados e geralmente acessíveis durante a sua estadia. Outro ponto a ser considerado é o trânsito caótico da cidade. Portanto, tente evitar as regiões turbulentas, para não perder tempo preso dentro do seu carro ou do transporte público.
Abaixo, o Quanto Custa Viajar lista os melhores bairros de Gênova para se hospedar. São eles:
- Centro Histórico
Nesse distrito ficam praças históricas, igrejas impressionantes e belos edifícios. Mas além dos pontos turísticos, o que faz do lugar um dos mais envolventes da região é o emaranhado de ruelas e vielas que mais se parecem com um labirinto de verdade. As duas áreas mais populares do local são Molo, o bairro medieval, e Maddalena, o bairro barroco. Além disso, quem fica no centro da cidade consegue fazer basicamente tudo o que precisa a pé, livrando-se do trânsito caótico do município. É uma área considerada relativamente segura e que também abriga o epicentro da vida noturna de Gênova, com muito bares, casas noturnas, pubs e restaurantes disponíveis.
- Porto Antico
O distrito que abriga o histórico porto da Itália é outro lugar extremamente indicado para a sua hospedagem. Além do mais, esse é o maior complexo portuário do país, com 22km de extensão! Situado na parte baixa do centro histórico, o local até pouco tempo atrás era precário e perigoso. Hoje, no entanto, após renovação e investimento público, Porto Antico é uma das áreas mais vibrantes e indicadas para o turista se hospedar e usufruir o que a cidade tem de melhor. Quem fica nessa região tem acesso a diversos bares e restaurantes, além de um aquário, de um museu em homenagem ao oceano e nada menos do que seis marinas.
- Boccadasse
Originalmente constituído por um pequeno vilarejo de pescadores, o distrito surge como uma área mais alternativa de hospedagem (mas não menos interessante!). À leste do centro, o bairro é composto por uma pitoresca e interessante paisagem, com casinhas históricas coloridas misturadas a pequenos barcos de pesca. O local também disponibiliza muitos cafés e restaurantes (o detalhe é que por aqui eles costumam ter um terraço para garantir uma experiência ainda mais incrível), sendo um destino popular para famílias inteiras aos finais de semana.
- Imediações da Estação Brignole
Essa é uma opção para quem quer ficar bem localizado, mas pagar preços mais acessíveis. Nessa área, o turista conta com a vasta Piazza dela Vittororia, além de um dos maiores centros comerciais de Gênova. Na parte leste do distrito fica ainda a Piazza di Ferrari, bem no limite do local com o centro histórico.
- Imediações da Estação Principe
Mesmo caso da área acima, esse distrito dispõe de boa localização e preços mais camaradas. Localizada a oeste do centro histórico, a região onde a estação ferroviária está situada também conta com diversos museus e monumentos a pequenas distâncias a pé.