Você já deve ter ouvido falar que o clima londrino não é dos mais amigáveis. É só pisar na cidade para aprender o significado da palavra “fog”, que pode ser traduzida como neblina. Nos meses de inverno, entre dezembro e março, ela é uma constante na capital britânica, assim como as baixas temperaturas, que chegam próximas de zero.
Detalhe: apesar do frio, a neve não é muito comum em Londres. Até pode nevar na cidade de vez em quando, mas, mesmo assim, é bem difícil que o chão chegue a se pintar de branco como vemos nos filmes. Quando isso acontece, este filme pode estar mais próximo do drama do que de um romance… Como é incomum nevar muito na cidade, a estrutura de Londres não está preparada para esse fenômeno. E aí já viu: fecham aeroportos, trens atrasam e a cidade perde um pouco de sua habitual organização.
Em compensação, se a neve não costuma dar as caras com frequência, não se pode dizer o mesmo das chuvas - estas sim, uma constante em Londres. Mas não adianta programar sua viagem pensando nisso, porque, embora os meses de março, abril e junho costumem ser mais secos, chove praticamente todos os meses do ano por lá. Agora a boa notícia: essa chuva londrina não é nada parecida com as fortes tempestades que temos aqui no Brasil. Ela está mais próxima de uma garoa, que já se tornou parte da vida da cidade e não atrapalha ninguém.
Ok, mas se a chuva não é um problema e a neve não é tão linda, quando ir para Londres? É claro que qualquer época do ano pode ser boa para visitar a cidade. No entanto, o verão - entre junho e setembro - geralmente irá permitir que você veja uma Londres mais animada, com pessoas passeando pela cidade a qualquer hora do dia. Os dias, por sinal, são mesmo longos nessa época do ano, em que o sol se põe por volta das 21 horas, oferecendo mais tempo para curtir tudo o que a capital britânica tem de bom.