Como toda cidade cosmopolita que se preze, Londres oferece uma variedade imensa de restaurantes e estabelecimentos que servem comidas tipicamente londrinas e também de todas as partes do mundo. Para quem é turista, certamente o melhor é começar pelo que é característico na cidade.
Os pubs londrinos são excelentes locais para quem busca bons preços e ambiente tradicional, por exemplo. Além das “pints” (canecas) de cerveja superfamosas, os pubs oferecem também alimentação muito gostosa e para todos os gostos, já que o cardápio costuma ser bem variado. Mas vale escolher alguns itens do menu típicos da capital londrina, como o fish and chips, peixe frito acompanhado com batatas fritas e purê de ervilhas.
Também no cardápio desses locais, assim como de vários outros estabelecimentos, é oferecido o famoso English breakfast - o café da manhã inglês. Composto por torradas, bacon, salsichas, ovos, tomates fritos, entre outros ingredientes, o café da manhã inglês é uma refeição farta que vale por duas para os padrões brasileiros.
Não é à toa que no almoço, o “lunch”, os britânicos fazem um tipo de refeição menor e mais leve, como um sanduíche ou uma salada. Há vários restaurantes que vendem sanduíches de todos os tipos e food halls de grandes lojas de departamento e supermercados, como a rede Sainsbury, com opções mais leves tanto para a barriga quanto para o bolso.
Uma opção oferecida nos supermercados é o meal deal - uma espécie de combo que consiste em um prato principal (sanduíche ou uma pequena porção de salada ou macarrão), mais um snack (frutas, bolachinhas ou batatinhas chips) e uma bebida para acompanhar.
Para quem é apaixonado por comida de rua, o Candem Town é parada obrigatória. O bairro concentra vários mercadinhos interessantes e barracas com delícias da culinária mundial. Existem até barracas de comidas brasileiras, que servem coxinhas e brigadeiros, caso bata a saudade durante a viagem. É no bairro que também fica a primeira filial fora do país de origem do BrewDog Camden, bar escocês especializado em cervejas.
Já aos sábados, a dica é experimentar as delícias da feira da Portobello Road, além de fazer um delicioso passeio pelo charmoso bairro de Notting Hill.
Os que gostam de tradição não podem perder o chá das cinco, que, apesar de não ser mais uma unanimidade entre os ingleses, é servido elegantemente em alguns estabelecimentos. O oferecido no food hall da loja de departamento Harrods é um dos mais famosos da cidade.
Espalhados pela cidade, também estão diversos restaurantes estrelados, alguns deles pertencentes a chefs conhecidos de reality shows e programas de culinária. O Jamie Oliver's Fifteen nasceu da iniciativa do badalado chef britânico que dá nome a casa em transformar jovens aprendizes em grandes chefs de cozinha. Massas, risotos e várias outras delícias estão no cardápio especializado em culinária italiana.
Já quem assistiu aos programas de televisão Hell’s Kitchen e Kitchen nightmares deve conhecer o chef britânico Gordon Ramsay. Ele é proprietário de uma grande rede de restaurantes em Londres, entre eles o Maze e o Maze Grill. O primeiro é especializado em culinária francesa, mas com grande influência asiática; o outro é inspirado em steak houses nova-iorquinas.