Quem se atreve a alugar um carro em Londres? A chamada mão inglesa assusta muitos motoristas que planejam dirigir na cidade. Mas, na verdade, ela não chega a ser um bicho de sete cabeças. Basta um pouco de treino e uma dose extra de atenção para que qualquer um consiga encarar esse desafio.
Se for o seu caso, fique muito atento para fazer tudo “ao contrário” e tome cuidado para não entrar na contramão. Uma dica para dirigir com mais segurança na cidade é dar preferência a carros automáticos para não precisar se preocupar com a mudança de marchas, já que isso também é diferente (por sorte, os pedais funcionam como os daqui). Outro detalhe que muitos esquecem é que a mão inglesa muda até mesmo a pista de alta velocidade quando trafegando na estrada - ao invés de ser a da esquerda, ela fica à direita.
É importante saber que o aluguel de um veículo não é necessário e sequer interessante para aqueles viajantes que pretendem ficar apenas em Londres. A capital britânica conta com um dos melhores sistemas de metrô do mundo e o transporte público é complementado com os famosos (e charmosos) ônibus de dois andares. Ou seja, os carros são dispensados no perímetro urbano. Além disso, estacionamentos não são encontrados facilmente e costumam custar caro.
Entretanto, quem pretende fazer um bate e volta em cidades próximas irá preferir dispor de um veículo durante a viagem e ter mais liberdade de se locomover. A carteira internacional não é obrigatória para alugar um automóvel na Inglaterra, mas ela pode ajudar em algumas situações e é sempre recomendado fazer a sua. Lembre-se de que o documento só vale quando acompanhado da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e do seu passaporte brasileiro.
Para evitar sustos, uma dica é optar pelo seguro completo, que cobre possíveis acidentes - assim, você viaja mais tranquilo sabendo que não precisará arcar com nenhum custo em caso de batidas.