Atenas não é daquelas cidades onde o aluguel de um carro é muito necessário. A oferta de transporte público é boa, muitas atrações turísticas ficam na região central, relativamente próximas umas das outras, o que acaba contribuindo para que o visitante conheça a cidade a pé ou utilizando o transporte local.
O trânsito em Atenas pode ser um pouco caótico, principalmente durante o horário de pico, assim como acontece com a maioria das grandes cidades. Durante o horário de pico, o metrô acaba sendo a melhor opção para fugir do trânsito, principalmente quando o deslocamento é grande. Com exceção do trajeto entre o aeroporto e o centro que costuma ser caro pegar um táxi devido à distância, andar de táxi em Atenas normalmente é barato, só certifique-se que o taxímetro foi ligado ao iniciar a corrida.
Em geral, são muitos fatores contribuindo para que não seja necessário alugar um carro em Atenas, mas caso você realmente queira alugar um carro, não se preocupe, há diversas locadoras, inclusive dentro do próprio aeroporto. E quem aluga um carro já para sair do aeroporto acaba economizando com o transporte da chegada para ir até o hotel.
Vale mais a pena alugar um carro se você deseja conhecer outras cidades próximas de Atenas. O aluguel de carro não costuma ser caro, mas o valor pode variar de acordo com a procura pelos veículos e do período da viagem. Meses de julho e agosto por exemplo podem ser um pouco mais caros. E se for devolver o carro em outra cidade, verifique se há alguma cobrança extra de taxa.
Os documentos necessários para alugar um carro em Atenas são a carteira de habilitação brasileira, carteira de habilitação internacional, cartão de crédito e passaporte, mas é recomendado confirmar com a locadora escolhida quais são os documentos exigidos, e se possível, reservar o carro com antecedência.