O clima em Marselha é considerado ideal para produção e consumo de alimentos frescos, bem típicos da região provençal, como tomates, pimentões, berinjelas, azeites e muitos outros. A combinação desses ingredientes com frutos do mar frescos e com temperos que enriquecem ainda mais o sabor dos alimentos só colabora para que a culinária de Marselha seja rica e saborosa.
Essa cidade que é a mais antiga da França, é também composta por diversas culturas, tanto de outras partes da Europa, como de povos vindos da África e do Oriente Médio. E essa diversidade cultural, além de ser vista pelos lugares por onde você anda, é também vista através da culinária e dos pratos servidos nos restaurantes.
A culinária italiana por exemplo é facilmente encontrada nos restaurantes de Marselha. Um restaurante bem autêntico é o La Cantinetta, onde você encontra desde massas, pratos com carnes, peixes e frutos do mar. Há um quadro negro logo na entrada do restaurante com os pratos do dia e uma área ao ar livre com mesas que ficam bem concorridas nos dias de calor. A pizza de Marselha também é muito famosa, vale a pena experimentar.
A localização de Marselha, próxima do Mar Mediterrâneo, já diz que muitos dos pratos encontrados na cidade são à base de peixes e frutos do mar. Começando pela tradicional sopa de Marselha, chamada de bouillabaisse, que é uma deliciosa sopa de peixe, criada por pescadores que preparavam o prato com a sobra dos pescados que não foram vendidos no dia. Há uma específica maneira de preparar essa sopa, temperos específicos e até o modo de servir a sopa em Marselha é algo que os moradores fazem questão de manter a tradição. O caldo da sopa é acompanhado de um molho picante à base de maionese e alho, e de algumas torradas. Depois os peixes são servidos em um prato com o restante do caldo, acompanhado de batatas. Sempre foi um prato simples, mas que ao longo dos anos tornou-se um prato mais requintado.
Para quem deseja se aprofundar mais no assunto gastronomia, em Marselha você encontra alguns bons lugares para fazer uma aula de culinária e se sentir um chef francês por algumas horas. Mas há diversos passeios gastronômicos incluindo uma caminhada pelo centro da cidade com paradas em mercados e restaurantes tradicionais, alguns passeios incluem também uma degustação de vinhos e alguns incluem colocar a mão na massa e preparar um prato típico francês. Algumas escolas que oferecem o tour gastronômico são: Labo&Gato, Une Table au Sud, L’Atelier des Chefs, Provence Gourmet e Cooking Sud.
Na linha dos mercados gastronômicos, em Marselha há um tradicional Mercado de Peixes que fica na região de Vieux Port, bem no centro da cidade. O mercado abre diariamente, no período da manhã, e oferece sempre peixes e frutos do mar frescos e com bons preços. Há uma grande variedade de peixes, sendo todos da região do Mar Mediterrâneo, não podendo deixar de faltar os peixes que fazem parte da receita da bouillabaisse, a famosa sopa de peixe de Marselha.
Para os fãs de doces e sorvetes, a sorveteria Le Glacier du Roy conta com uma grande variedade de sabores que agradam aos mais exigentes paladares. É uma sorveteria frequentada tanto por moradores quanto por turistas.