Ao contrário do que muitos pensam, Ibiza não é só balada. Além de belas praias, come-se muito bem na ilha e a sua gastronomia merece um roteiro à parte. A gastronomia em Ibiza é tipicamente mediterrânea, mas também possui características locais, baseadas na tradição rural e influência internacional.
Como é um lugar muito turístico durante o ano inteiro, a gastronômica segue o mesmo fluxo, logo há muitas opções de restaurantes, bares, lanchonetes, entre outros. Quem tiver disposição pode encontrar vários tesouros gastronômicos na ilha. Por ser um lugar tão famoso e badalado, é raro os preços serem baixos, mas sempre há alguns lugares mais amigáveis, para todos os tipos de gostos e bolsos, como acontece em todas as cidades turísticas. É possível comer bem sem gastar muito em Ibiza, uma dica é pedir sugestões para as pessoas que moram na ilha quais são os restaurantes com melhor custo-benefício.
Se aplica à gastronomia de Ibiza principal característica da ilha: conviver bem com a diferença. Ao lado de restaurantes sofisticados é possível encontrar um bom lugar para comer sanduíches e outros lanches e as famosas tapas espanholas a preços acessíveis. As variedades de restaurantes incluem os saudáveis com pratos vegetarianos e veganos, os românticos à beira da praia, lanches e hambúrgueres e locais tipicamente nativos e caseiros administrados por famílias da ilha.
A culinária da ilha de Ibiza é baseada em produtos frescos da horta local, além da pesca e da caça. Os ancestrais da região preparavam suas delícias com os recursos naturais. Eram pratos de baixo custo e com elaboração bastante simples, porém super saborosos. Ainda nos tempos atuais, são extraídos dos campos áridos os figos, amêndoas, olivas e alfarrobas que embelezam os pratos e deliciam os turistas de todas as partes do mundo. Quanto às carnes, as mais utilizadas nos pratos servidos na ilha são o frango, o cordeiro, o coelho e o porco.
Os frutos do mar também são frequentes, afinal estamos falando de praia. Uma boa pedida na ilha é o celebre guisado de peixe, composto pelo estrella, um peixe local, assim como os pratos acompanhados de lulas, lagosta e outros mariscos. Tudo regado à muita sangria, como não pode faltar em qualquer destino espanhol.
Alguns dos principais pratos típicos de Ibiza são as coques (pequenas tortas com verduras, peixe ou frango), a sobrasada (uma espécie de patê picante) e o botifarró (um tipo de linguiça). Entre os doces típicos estão o orelletes (bolinhos de massa doce), greixonera (pudim com creme) e ensaimada (uma massa folhada montada em forma de caracol, recheada com creme, famosa em todas as ilhas baleares).
Como em muitos locais turísticos, a entrada e influência de inúmeras culturas na ilha abriu espaço para novos sabores e para a mistura de temperos nos pratos. Para quem entende bem de gastronomia, vai perceber que o conceito fusion está bem representado por restaurantes cosmopolitas e ambientes modernos de estabelecimentos em toda ilha.
Há em Ibiza também muita cozinha internacional, principalmente asiática e árabe, reforçando a influência mediterrânea.