Será que vale a pena alugar um carro em Barcelona, na Espanha, você deve estar se perguntando. A verdade é que os veículos particulares não são necessários para a locomoção no destino, visto que o transporte público cobre todas as principais áreas turísticas e funciona com horários estendidos, além de ser muito mais econômico.
Se mesmo assim optar pelo aluguel, prepare-se para um trânsito caótico durante o horário de pico. Quando chegar o momento de estacionar, mais um baque: encontrar vagas em Barcelona não é tarefa fácil e você terá que disputá-las com afinco. Além disso, algumas regiões da cidade não permitem a circulação de automóveis, portanto, você terá que deixar o carro em algum ponto próximo e seguir a pé.
Na Europa, a apresentação da Permissão Internacional para Dirigir (PID) não é obrigatória. Porém, há relatos de locadoras que solicitam o documento no momento da retirada do veículo. Sabendo disso, é recomendado fazer a sua antes de sair do Brasil - mas não se esqueça de que ela só tem validade quando apresentada em conjunto com a Carteira Nacional de Habilitação (CNH).
Além destes documentos, você também precisará apresentar o passaporte usado para entrar na Espanha e um cartão de crédito internacional, que será usado para o bloqueio de um caução, a ser liberado ao final do período de locação. Portanto, é importante estar atento ao limite do seu cartão para que ele comporte os valores solicitados por cada locadora.
Outra coisa importante a se ter em conta é que normalmente os carros alugados precisam ser entregues com o tanque cheio. Porém, encher o tanque em Barcelona será apenas sua responsabilidade, visto que muitos postos de gasolina em toda a Europa funcionam no esquema self-service. Caso devolva o automóvel com menos combustível do que o contratado, você provavelmente terá que pagar bem mais caro - os valores variam de acordo com as condições de cada contrato.