É possível fazer um verdadeiro roteiro gastronômico em Barcelona. A culinária espanhola é riquíssima, por essa razão a culinária torna-se uma atração à parte para quem viaja para a cidade.
Quando se pensa em comida em Barcelona, a primeira que coisa que vem à mente de muitos turistas são as tapas! Vários bares e restaurantes na cidade servem essas pequenas e tradicionais porções de petiscos. Os bares de tapas geralmente oferecem grandes experiências de sabores e não costuma ser muito caros.
Fique atento ao Pan con tomate, uma entradinha clássica entre os tapas espanhóis. Sabe como nós comemos pão ou torrada com manteiga no Brasil? Em Barcelona eles comem pão com tomate. Tem em todos os restaurantes, é barato e normalmente bem gostoso.
A dica nesses lugares é que o menu del dia, menu do dia, em português, geralmente é a melhor alternativa para os que desejam comer bem pagando menos.
Outro prato imperdível é a clássica paella, à base de arroz, frutos do mar e açafrão. O prato ainda pede como acompanhamento um bom vinho espanhol ou uma taça da tradicional sangria, coquetel feita com base numa mistura de vinho tinto ou vinho branco, suco de fruta e pedaços de frutos.
Frutos do mar, aliás, são uma especialidade em Barcelona. Eles são servidos em muitos restaurantes e sempre muito frescos e preparados de maneira muito saborosa, como no Fideuá (versão com macarrão da paella) e na sopa de pescado.
Se você sentar em um bar de Barcelona e quer alguma coisa para petiscar, grandes as chances de que a opção escolhida seja uma porção de papas bravas: batatas fritas cortadas em cubinhos que vêm acompanhadas de um molho picante.
Uma outra iguaria tradicional é o presunto ibérico ou presunto de pata negra. O presunto curado é produzido principalmente em Espanha e Portugal, e é feito de porco preto ibérico que também se designa como porco de pata negra ou porco de raça alentejana.
Já o chouriço, ou chorizo, é oficialmente feito de carne e gordura de porco, temperado com páprica defumada (pimentón) e sal. É geralmente classificado como em picante ou dulce (doce), dependendo do tipo de páprica usada. Há centenas de variedades regionais de chouriço, tanto defumado como curado ao ar, podendo conter alho e outros condimentos.
E para adoçar a vida, a boa pedida são os churros fritos, cobertos com açúcar, simplesmente, ou recheados com Nutella. Outra sobremesa entre as mais tradicionais da região, está a Crema Catalana. É um creme de nata e gemas, coberto com caramelo queimado e saborizado com canela e raspas de limão.
O fascinante e megaturístico Mercat de la Boquería é um dos mercados mais coloridos e movimentados da cidade. São dezenas de barracas de frutas, embutidos, queijos, doces e pescados para encher os olhos e a boca.
Além disso, Barcelona reúne opções variadas, restaurantes de comidas típicas de diversos países, redes de fast food, sorveterias e cafés super aconchegantes, como os espalhados pelas ruas da Cidade Velha, perfeitos para comer, beber drinque e aproveitar a atmosfera do lugar.