Pesquise e compre sua passagem para Medellín

Aeroporto em Medellín

O Aeroporto Internacional de Medellín – José María Córdova (MDE) é o principal ponto de entrada para a cidade colombiana. Com tráfego anual na casa dos 7 milhões de passageiros, o local está situado a 29km do centro da cidade, no município vizinho de Rio Negro. Além de voos domésticos, o complexo aeroportuário também opera internacionalmente, com destaque para os itinerários vindos de outros países da América do Sul e da América Central, Estados Unidos, México e Espanha. Infelizmente não há voos diretos do Brasil para o local, sendo necessário fazer uma conexão já em solo colombiano, na capital Bogotá.

Ocupando o posto de segundo aeroporto mais movimentado do país (a liderança fica com o Aeroporto Internacional de Bogotá – El Dorado), o hub aéreo conta com um terminal de passageiros que funciona 24h por dia, casas de câmbio, caixas eletrônicos, duty free, conexão wi-fi gratuita, posto médico, farmácia, aluguel de carros, restaurantes, cafeterias e lanchonetes.

Outros diferenciais do Aeroporto Internacional de Medellín são as salas vips da Avianca e da Copa. A primeira, disponível para voos domésticos e com funcionamento das 4h30 às 21h45, garante jornais, revisas, locais para conferências, acesso wi-fi, TV, lanches e bebidas para passageiros detentores do Priority Pass, United Club, Air Canada Maple Leaf Club, Avianca LifeMiles Gold ou Diamond e viajantes da executiva da companhia. Já a segunda está disponível para voos internacionais, das 4h às 18h15, e garante os mesmos benefícios da primeira para passageiros Priority Pass, United Club, Air Canada Maple Leaf Club, Copa ConnectMiles Gold / Platinum / Presidential e viajantes de primeira classe ou executiva da Copa e membros da Star Alliance.

Para ir do local ao centro da cidade, o turista poderá optar por táxis individuais (que custam em média 65 mil pesos), táxis coletivos (com valores na casa dos 15 mil pesos) e micro-ônibus (com passagens a 9.500 pesos). Infelizmente a boa rede de transportes públicos que é referência em Medellín não chega ao principal aeroporto da cidade.

Já o Aeroporto Olaya Herrera (EOH) opera hoje com voos regionais e é bem menor do que o José María Córdova. Com trânsito de 850 mil passageiros ao ano, o local era o principal hub aéreo do município até ser construído um mais eficiente. Localizado a 4km do centro da cidade, o complexo conta com apenas um terminal de passageiros que funciona das 4h30 às 18h. Como está muito próximo ao centro de Medellín, o transporte é facilitado. Diversas linhas regulares de ônibus fazem o trajeto, sendo que o Terminal de Transportes del Sur fica a apenas 100 metros do local. Os táxis também surgem como possibilidades, sendo as companhias Coopebombas e Aerotaxi responsáveis pelo serviço. A corrida dura em média 10 minutos.