Muita gente se pergunta se vale a pena contar com um veículo na cidade colombiana. A resposta é “depende”. Se a sua ideia é conhecer apenas o município, essa opção não deve ser nem cogitada. Isso porque as ruas do centro são bastante estreitas e pequenas, dificultando qualquer tipo de transporte com automóveis. Em muitas travessas, inclusive, os veículos nem são permitidos. Para quem viaja pelos roteiros mais tradicionais do país, como San Andrés e Bogotá, também não vale a pena. Isso porque as distâncias são grandes, fora que San Andrés é uma ilha no meio do Caribe e, portanto, impossível de ser acessada com carro.
Outro ponto que favorece a vida não motorizada na cidade é o fato de táxis serem bastante baratos. Dessa forma, caso precise percorrer distâncias mais afastadas, como ir de Bocagrande até a cidade amuralhada, os valores serão acessíveis e, de quebra, o turista não precisará se preocupar com estacionamentos ou com a necessidade de encontrar vagas nas ruas (aliás, essa é uma tarefa bastante difícil por lá!).
Agora se você está planejando conhecer a costa colombiana, alugar um carro é a melhor opção para o turista. Mesmo que seja um itinerário que requeira mais tempo e que de certa forma fuja do viés mais turístico do país, fazer essa trip de automóvel é bastante prazerosa. Vale lembrar que Cartagena, ao contrário de San Andrés, encontra-se ainda em continente colombiano. Isso permite que o viajante tenha a chance de conhecer outras regiões da costa igualmente bonitas – porém menos badaladas – de forma fácil e confortável desde que disponha de um automóvel.
O trecho mais percorrido de carro do litoral colombiano é entre Cartagena e Santa Marta. O caminho acontece pela Ruta Nacional 90A, também conhecida como Paralela al Mar. Cerca de 100km separam Cartagena de Barranquilla, a primeira parada obrigatória do percurso. Assim como acontece nas cidades brasileiras, o Carnaval também é tradicional por lá, garantindo uma oportunidade única ao viajante. Outros 100km separam Barranquilla de Santa Marta, outro centro turístico com diversos pontos de interesse. Além de ser histórico, o município garante alguns passeios únicos, como a vista em um mesmo campo de visão do mar e de uma lagoa de grandes proporções e o Parque Tayrona, considerado um dos mais bonitos do país. Por fim, quem ainda tiver tempo disponível, a dica é conhecer La Guajira, que fica na fronteira com a Venezuela e também garante bons takes.