Comer e beber bem em Cartagena não é uma tarefa difícil. Além da enorme quantidade de bons bares e restaurantes, a cidade traz pratos típicos que costumam agradar o paladar dos brasileiros. O forte são os peixes e frutos do mar, mas é possível comer também carne de frango e porco em diversos pontos da cidade. Não dispense uma boa paella; existem diversos locais que fazem com maestria esse prato tão apreciado pelos brasileiros.
Para acompanhar os peixes, arroz de coco e patacóns (rodelas de bananas fritas) são bem comuns. O coco é um ingrediente bastante presente na culinária local, então se prepare para encontrar muitos pratos com um toque da fruta. E por falar em fruta, é comum esbarrar com muitas barraquinhas que vendem esses alimentos na cidade. As frutas são itens bastante apreciados pelos locais, o que acaba por balancear a alimentação encontrada por lá. Isso porque os pratos de Cartagena costumam ser pesados e conter muitas frituras.
Outra comida típica que é presença garantida nos cafés da manhã e comidas de rua são as arepas, feitas com farinha de milho branco. Elas são uma espécie de panqueca que podem ser servidas com recheio ou não, sendo a versão recheada com ovo e também a com queijo muito comuns na cidade.
Vale lembrar que os pratos de Cartagena possuem fortes influências espanholas (devido à colonização), como também andinas e caribenhas (devido à localização), o que garante a presença de muita mandioca, milho, banana e abacate nos pratos (sendo este último consumido junto a comidas salgadas, diferentemente do que acontece no Brasil).
Na hora de beber, desfrute de uma Club Colombia (cerveja nacional) ou ainda opte pelo Coco Loco, conhecido como drink de Cartagena, que é uma mistura forte de sucos de frutas e rum servidos em uma casca de coco. Ambas as opções podem ser compradas em qualquer praia ou bar da cidade.