Também chamada de Cartagena das Índias, por muito tempo a cidade foi considerada o único destino turístico colombiano apreciado e conhecido por brasileiros. Com a ascensão de San Andrés, a revitalização de Medellín e a redescoberta de uma vibrante Bogotá, Cartagena perde um pouco da sua até então exclusividade, mas ganha em número de turistas interessados em visita-la, pois agora eles sabem que podem fazer uma verdadeira excursão pela Colômbia com diversas opções de paradas.
Garantindo um misto de tour cultural, belíssimas praias e uma noite efervescente, Cartagena é uma ótima opção para todos os tipos de viajantes, sejam eles casais, mochileiros, famílias ou grupos de amigos. Isso porque a cidade tem essa diversidade de opções que atrai diferentes perfis, permitindo que cada viajante adeque a sua viagem para os passeios e atividades que mais lhe interessem.
Tendo como um dos seus principais atrativos o centro histórico, também chamado de cidade amuralhada (sendo ela considerada Patrimônio Nacional da Colômbia e, posteriormente, Patrimônio Mundial pela Unesco), a cidade recebe visitantes durante o ano todo e promete contemplar todos que a visitam com altas temperaturas. Isso é extremamente desejável para aproveitar as praias, mas pode ser um pouco cansativo para quem visita os pontos históricos e não está acostumado com o clima quente e seco.
Diferentemente de San Andrés, Cartagena está situada no continente e tem acesso rápido e fácil a partir de Bogotá. Fundada em 1533 e com muita história para contar, a cidade é uma experiência recomendada ao turista que busca a cordialidade dos latinos, a atmosfera interiorana, um banho cultural e diversos banhos no litoral. É uma opção também para quem busca um destino internacional mais acessível do que Europa e Estados Unidos, sendo mais barata inclusive do que outros destinos turísticos da América do Sul, como Patagônia, Quito e Machu Picchu, por exemplo.
Como chegar
O modo mais fácil de chegar à cidade é por avião. Infelizmente não há nenhum voo direto para Cartagena, mas é possível chegar à cidade fazendo uma conexão em Bogotá ou Panamá. O ponto de chegada é o Aeroporto Internacional Rafael Núñez, que garante uma boa infraestrutura apesar de ser pequeno se comparado ao de outras cidades turísticas da América do Sul.
Com conexão em Bogotá, é possível ao turista brasileiro optar por voos da LATAM ou Avianca. Para quem não se importa em fazer uma escala um pouquinho mais longe, no Panamá, é possível pegar a Copa Airlines. Nesta opção é possível conciliar a viagem à Cartagena com Panamá e Costa Rica, garantindo uma experiência mais aprofundada sobre o Caribe.
Uma vez no aeroporto, a melhor opção de se chegar ao centro da cidade – distante apenas 15 km de lá – são os taxis. Negocie bem, pois os carros não possuem taxímetro. Também é possível pegar um ônibus, mas a economia não compensa o desconforto de entrar com suas malas na linha circular.
Também é possível chegar a Cartagena por navio. Os cruzeiros são opções mais caras, mas podem valer a pena para aqueles que procuram descansar e usufruir de boa infraestrutura. De qualquer forma, os cruzeiros garantem pouco tempo ao turista para conhecer as cidades, então a opção é somente indicada para quem tem esse perfil de viagem.
Vida noturna
Quando o sol se põe, a cidade de Cartagena se transforma em um lugar ainda mais romântico, com suas ruas pouco iluminadas, mas também abre um enorme leque de possibilidades para os solteiros. Não é à toa que a cidade é um dos destinos preferidos dos casais, como também já foi listada como um dos 30 lugares do mundo mais indicados para quem está desacompanhado.
Quase toda a diversão está na cidade amuralhada. Em Getsemani, bairro dos hostels, os jovens também podem encontrar uma grande quantidade de night clubs. Destaque para a Calle del Arsenal, que fica movimentada até altas horas da madrugada.
Já na região da Plaza de Santo Domingo ficam os restaurantes com música ao vivo e também os músicos de rua. É uma opção para quem quer jogar conversa fora sentado nas mesinhas dos lugares ao redor da praça e, depois, voltar andando sem preocupação para o hotel.
A cidade é uma boa pedida também para quem quer se aventurar na salsa. Muitos lugares da cidade tem justamente a intenção de apresentar o ritmo caribenho para o turista. Alguns desses locais podem ser encontrados na região da Plaza de los Coches.
Em Bocagrande também é possível encontrar os cassinos e tentar a sorte. Essa sempre é uma opção para os brasileiros, que não possuem esse tipo de estabelecimento no país.