Caracterizada pelo clima oceânico subpolar, a cidade austral chilena é fria durante o ano inteiro. Portanto, independentemente da época escolhida, leve roupas pesadas para aplacar o frio e especialmente o vento. Por estar perto do mar, as correntes de ar são bastante comuns e chegam a atingir 100km/h de velocidade.
Portanto, a melhor época para viajar a Punta Arenas é no verão, entre dezembro e meados de março, quando o clima está menos inóspito. Nesse período as máximas médias variam entre 13•C e 16•C, enquanto as mínimas ficam na casa entre 5•C e 7•C. Repare que mesmo aqui, na temporada mais quente do ano, as temperaturas são baixas. É nessa época também que os turistas poderão fazer os passeios sem restrição, pois todos eles estão abertos e em pleno funcionamento.
As chuvas acontecem de forma balanceada durante o ano inteiro, mas não chegam a incomodar. O clima oceânico subpolar é caracterizado pelo viés semiárido, portanto não se preocupe em ter passeios interrompidos por conta de tempestades. As médias pluviométricas variam entre 8mm e 20mm ao mês, que são índices relativamente baixos e incapazes de preocupar o turista.
Já para aqueles que estão interessados em saber a temperatura do oceano, o frio é constante por lá. Durante o ano inteiro as águas são impraticáveis para o banho e variam entre 5•C e 10•C. O céu da cidade também é marcado pelas nuvens e pelo cinza constante, portanto se você procura pelos raios de sol vá a Punta Arenas em novembro, dezembro e janeiro, quando ele se faz menos tímido (mesmo que ainda seja escasso).