Embora Montreal seja uma cidade grande, não é necessário ter um carro alugado durante a viagem, pois o sistema de transporte público é eficiente e pontual, e as principais atrações turísticas estão próximas.
Se hospedar na região central é sempre mais prático para se locomover e para conhecer as principais atrações turísticas. Normalmente a hospedagem na região central é um pouco mais cara, mas você acaba economizando em tempo e com transportes, seja ônibus ou táxi, então vale a pena pagar um pouco mais caro para ficar mais bem localizado. Caminhar é uma boa maneira para conhecer o centro de Montreal, e quando a distância do local a ser visitado for um pouco mais longa, você pode optar por utilizar ônibus, metrô ou táxi. A bicicleta também é mais uma alternativa de transporte em Montreal, há diversas ciclofaixas espalhadas pelas vias da cidade.
O metrô de Montreal possui ao todo quatro linhas ligando os mais diversos bairros, mas não funciona 24 horas. Os táxis estão espalhados por toda cidade e também há serviço de Uber que assim como nas outras cidades, funciona através do aplicativo.
Para quem for alugar um carro, é bom saber que estacionar na região central de Montreal pode custar bem caro. E falando em estacionamento, verifique antes com o hotel escolhido se há estacionamento e se o valor está incluído na diária.
Não esqueça também de adquirir um seguro, e de preferência, um seguro com cobertura completa, assim você fica protegido contra qualquer possível dano causado ao veículo, desde uma simples quebra de vidro até algo mais grave.
Os documentos necessários para alugar um carro em Montreal são a habilitação brasileira original emitida há mais de 2 anos e dentro do prazo de validade, um cartão de crédito internacional, passaporte e ter mais de 21 anos de idade, mas é sempre recomendado confirmar direto com a locadora escolhida quais são as exigências necessárias antes de fechar