Calgary é considerada a porta de entrada para as Montanhas Rochosas, uma extensa cordilheira que fica a 80 quilômetros de distância. Mas se engana quem pensa que ela é apenas uma cidade dormitório ou um lugar para se estar de passagem.
A capital de Alberta pode muito bem ser a grande estrela da sua viagem, já que possui atributos suficientes para te ocupar durante dias e noites. Nos meses mais quentes, não faltam atividades ao ar livre dentro e fora da cidade. Nos meses onde o frio se torna extremo, cafés, restaurantes e museus de primeira qualidade se tornam os melhores lugares para se abrigar.
Há atividades para todos os gostos e idades, por isso o destino é tão frequentado por famílias com crianças, casais e jovens que buscam se aventurar sozinhos. Os preços das atrações, dos hotéis e dos restaurantes variam bastante, agradando os diferentes orçamentos.
Seja admirando a neve caindo na montanha, seja impactado pela estrutura dos prédios e arranha-céus ou curtindo um festival durante o verão, acredite: a cidade vai te conquistar.
Confira o que fazer em Calgary:
Calgary Stampede
O evento, que teve a sua primeira edição realizada em 1912, é a maior tradição da cidade, além de ser o maior rodeio do mundo. Durante dez dias do mês de julho, Calgary promove uma grande festa com competições de montaria e laço, shows, um grande parque de diversão e muitas comidas típicas. Se planeja viajar para lá nesse mês, confira o calendário da festa. É uma experiência única.
Calgary Tower
A torre de 191 metros de altura foi construída em 1967 e é hoje um dos pontos turísticos mais visitados, além de ser um cartão postal de Calgary. No topo há não só uma deslumbrante vista de 360° da região, como também um restaurante giratório e, para os mais corajosos, um chão revestido de vidro onde é possível caminhar.
Calgary Farmer’s Market
Com produtos fresquinhos que chegam diariamente de diversos locais do país, o mercado possui mais de 100 barraquinhas com legumes, verduras, peixes, frutas, queijos, embutidos, doces e outras deliciosas mercadorias. Aproveite a visita para fazer uma refeição no próprio mercado.
Prince’s Island
Rodeado pelo Rio Bow, o lindo parque é um ótimo lugar para caminhar, andar de bicicleta, ler um livro, relaxar e conversar – um espaço verde e tranquilo no meio de uma área bem movimentada. Durante o verão, é comum avistar tanto os moradores como os turistas fazendo piqueniques na grama, acompanhados de crianças e cachorros.
Lougheed House
Por causa da sua importância histórica e arquitetônica, a casa se tornou um patrimônio do Canadá, atraindo visitantes durante todo o ano. Construída em 1891, hoje a antiga mansão que já foi o centro político e social de Calgary, funciona como um museu e um restaurante. A exposição permanente contém fotos, móveis, roupas e objetos dos seus antigos donos, a família Lougheed.
Estádio Pengrowth Saddledome
Localizado em Stamped Park, na região sudeste da cidade, o estádio multiesportivo é a casa do time de hóquei da cidade, o Calgary Flames. Se tiver a oportunidade, assista a um dos emocionantes jogos da temporada, quando mais de 20 mil pessoas se reúnem para torcer pelos seus times. O estádio também é palco de shows e concertos, abrigando bares e suítes de luxo.
Heritage Park
Apelidado de “museu vivo”, o maior parque histórico do Canadá definitivamente precisa entrar no seu roteiro. Lá, aldeias do século 19 do estado de Alberta foram recriadas, fazendo com que os visitantes viagem no tempo. Parte das construções são reais e foram transportadas de diferentes pontos de Alberta para criar a atmosfera realista. Há até uma locomotiva a vapor que ainda funciona e que realiza passeios diariamente.
Bow River
O rio, que nasce nas Montanhas Rochosas e passa pelo Parque Nacional de Banff, possui 623 quilômetros de extensão – tendo uma parte do curso em Calgary. Passear pela sua orla garante paisagens incríveis, e é uma ótima atividade para se fazer ao pôr do sol.
Balneário Upper Hot Springs
Funcionando durante todo o ano, o Balneário fica a quase uma hora de distância da cidade, em uma viagem que vale a pena ser feita. Com uma temperatura média de 38°C, as águas quentes naturais que saem da montanha Sulphur vão direto para uma grande piscina. O balneário é um sonho para aqueles que querem relaxar e esquentar o corpo curtindo uma bela vista para as Montanhas Rochosas.