Como toda grande capital cosmopolita, a ˜cidade que nunca dorme˜ – como é conhecida entre os brasileiros – conta com tantas opções que não tem uma época melhor ou pior para conhecê-la. O que vai definir essa escolha são os objetivos do viajante durante a estadia, assim como os preços das passagens e hotéis. Como a cidade está sempre pulsante e efervescente, cogite ir para lá quando conseguir uma boa promoção aérea, lembrando que assim como os hotéis, os preços melhores são aos finais de semana. Isso porque durante dias úteis a capital paulista é bombardeada com muito turismo de negócios, que aumenta os valores das pontes aéreas e hospedagens.
Lembre-se que a cidade conta ainda com muitos eventos sazonais que podem trazer um incentivo a mais para o turista. São inúmeros shows internacionais, partidas de futebol, além de eventos bastante tradicionais, como a Fórmula 1, o Carnaval, a São Paulo Fashion Week, a Parada Gay, a Virada Cultural, o Salão do Automóvel, etc. Fique de olho no intenso calendário da cidade e, se possível, concilie preços a algum desses atrativos!
Mesmo que o clima não seja um fator decisivo para o turista, há quem tenha suas preferências e conhecer um pouco mais sobre o perfil meteorológico de São Paulo pode ajudar na escolha. Apesar de comumente ser dito que lá é possível vivenciar as quatro estações em um único dia, a regra que prevalece na maior cidade brasileira é de um clima definido para cada uma das épocas do ano.
O verão, entre dezembro e março, é quente e úmido, com máximas de 27•C e mínimas de 19•C. É nesse período que acontece a maior incidência de chuvas e não é à toa que a capital paulista é conhecida como “cidade da garoa”. São em média 107 dias chuvosos ao ano, sendo que janeiro – o mês com maior número de tempestades – apresenta 15 dos seus 31 dias com pancadas de chuvas. É geralmente nesse período que acontecem as enchentes que causam bastante transtorno ao trânsito e moradores no geral.
Já no inverno, entre junho e agosto, o clima é frio e seco, com poucas precipitações. As temperaturas caem bastante e os ventos assolam a cidade. Nessa época do ano é mais difícil fazer passeios ao ar livre, justamente por conta dos ventos e da temperatura. A máxima fica na casa dos 22•C enquanto a mínima chega apenas aos 12•C.
Nos meses que compreendem a primavera e o outono as temperaturas são amenas e as chuvas também são comedidas. Esses podem ser períodos interessantes para aqueles que quiserem vivenciar tanto os parques da capital paulista, como também os estabelecimentos indoors que a cidade oferece (como os inúmeros shoppings centers).