Nessa cidade que tem a fama do trânsito ruim conhecida no mundo inteiro, alugar um carro só se for pra sair com destino a outros lugares ou então por muita necessidade.
Se já é difícil dirigir em São Paulo para quem mora na cidade e enfrenta o trânsito diariamente, imagina para um turista que mal sabe para onde vai. Acrescente um acidente ou uma chuva, e tudo é motivo para piorar ainda mais o trânsito. Muita gente passa horas dentro de carros diariamente, e para quem está à passeio, parece que o tempo é ainda mais curto, então tente não alugar um carro em São Paulo.
Agora, se por acaso sua intenção seja sair com destino à outras cidades próximas, aí sim vale a pena alugar um carro, mas nesse caso seria melhor alugar somente quando já estiver de saída da cidade. E tente sempre sair em horários alternativos para não pegar um trânsito muito grande. Hoje em dia, mesmo com aplicativos como o Waze que te direcionam para caminhos alternativos para fugir do trânsito, em São Paulo, até os caminhos alternativos muitas vezes são congestionados.
Mesmo que o transporte público não seja dos melhores, ainda assim, para um turista, vale a pena se locomover de transporte público e quando necessário chamar um táxi. Durante o horário do rush, transportes como metrô, trem e ônibus ficam bem lotados, e dependendo da região da cidade podem ficar ainda mais ou menos cheios, mas em geral, é sempre bem lotado, então considere evitar o horário do rush para se locomover, sempre que possível.
Embora São Paulo seja uma cidade enorme, a maioria das atrações está concentrada na região central e são acessíveis através de algum transporte público, seja o metrô, trem ou ônibus. O metrô acaba sendo a melhor opção de transporte público, pois é mais rápida e eficiente. O metrô é integrado às linhas de trem da CPTM que servem para chegar à lugares mais distantes da cidade. Os ônibus servem para complementar algum trajeto, principalmente quando o metrô não chega até determinado lugar. Atualmente, há alguns corredores exclusivos para ônibus, o que acaba facilitando o fluxo dos veículos.
Não faltam táxis em São Paulo, incluindo claro, veículos do aplicativo Uber. É cada vez mais comum o uso dos táxis, ainda mais agora, com a concorrência do Uber que acabou deixando os preços mais acessíveis. Para sair à noite, para quem está em um número maior de pessoas, ou seja qual for o motivo, vale a pena considerar a opção de pegar um táxi.
E para quem for alugar um carro em São Paulo, não esqueça de incluir no aluguel um seguro viagem, e de preferência, um seguro com cobertura completa, assim você fica protegido contra qualquer possível dano causado ao veículo, desde os mais simples como uma quebra de vidro, até os mais sérios como uma colisão. Outra desvantagem de alugar carro em São Paulo é o preço cobrado nos estacionamentos que vai variar muito da região onde estacionar, mas é bom preparar a carteira também para esse item, pois não é nada barato estacionar em São Paulo.