O clima não é um grande vilão quando o assunto é Salvador. Com temperaturas altas durante o ano inteiro, o turista só precisa se preocupar em fugir das chuvas, que acontecem entre os meses de abril a julho. Nesse período os índices pluviométricos ultrapassam os 200mm ao mês, com picos superiores a 300mm em abril e maio. Vale ressaltar...

Leia Mais

Quando ir Salvador

O clima não é um grande vilão quando o assunto é Salvador. Com temperaturas altas durante o ano inteiro, o turista só precisa se preocupar em fugir das chuvas, que acontecem entre os meses de abril a julho. Nesse período os índices pluviométricos ultrapassam os 200mm ao mês, com picos superiores a 300mm em abril e maio. Vale ressaltar que a capital soteropolitana tem clima tropical durante o ano todo, por isso as chuvas – mesmo que menos frequentes e intensas – são esperadas em todos os meses. Nos períodos mais secos, as médias ultrapassam os 100mm, mas fique tranquilo que essa chuvinha não será capaz de atrapalhará a sua viagem!

Já no quesito temperatura não há do que reclamar. São mais de 2.400 horas de sol ao ano, com máximas que giram em torno de 30•C no verão e 25•C no inverno. Já as mínimas ficam na casa dos 24•C nos meses mais quentes e 21•C nos meses mais frios. As águas do mar também sempre estão quentinhas, com médias de 26•C, tornando o mergulho sempre indicado.

O verão costuma ser a época mais procurada pelos turistas. É nesse período que se concentram algumas das principais datas, como o Réveillon, o Carnaval e as comemorações religiosas. Isso porque a cidade é a mais procurada para a virada de ano no Nordeste, com uma linda queima de fogos em diversos pontos da cidade, e o Carnaval dispensa comentários, quando milhares de foliões escolhem a cidade para seguir seus trios elétricos e artistas prediletos. É nesse período também que acontece a Festa da Santa Bárbara, a Festa de Iemanjá e a Lavagem do Senhor do Bonfim, festividades bastante procuradas pelos turistas que amam cultura e religião.

É no verão também, mais precisamente na alta temporada (que vai de dezembro a meados de março), a época em que os preços estão mais salgados. Para aqueles que deixam tudo para a última hora, a chance de pagar valores muito acima da média são altíssimas. Os meses de julho e agosto, por serem considerados de férias escolares, também apresentam preços elevados. Se quiser aproveitar a cidade mais tranquila e pagar menos, escolha os meses de setembro, outubro e novembro.