Poços de Caldas é um destino já consagrado há muitos anos, seja por famílias que desejam passar o final de semana em uma típica cidade do interior de Minas Gerais ou então por jovens em busca de atividades um pouco mais radicais.
A maior parte dos turistas visita a cidade aos finais de semana e feriados prolongados, e é da capital paulista que vem boa parte desses turistas. Em meio às montanhas da Serra da Mantiqueira, Poços de Caldas teve seu maior crescimento turístico durante a primeira metade do século 20, quando além das águas termais, também haviam cassinos na cidade. O famoso Hotel Palace, naquela época, recebia a alta sociedade brasileira incluindo até presidentes como por exemplo Getúlio Vargas, mas no ano de 1946, com a proibição dos jogos, Poços de Caldas teve que se reinventar e passou a atrair casais apaixonados em lua de mel, famílias em busca de tranquilidade e muitos jovens.
O passeio de teleférico é um dos principais atrativos de Poços de Caldas que sai do Parque José Affonso Junqueira, no centro, e leva o visitante até o topo da Serra de São Domingos, de onde é possível ver boa parte da cidade e de seus arredores, tudo isso a mais de 1500 metros de altura. O teleférico possui cabide fechada e comporta até 4 pessoas de cada vez. Lá em cima, além da bela vista, há também um Cristo Redentor de 16 metros de altura.
E na Serra de São Domingos ainda há mais um grande atrativo, uma rampa para prática de voo livre, onde a vista da cidade é ainda mais bonita. Mesmo para quem não tenha coragem de saltar de paraglider, vale a pena ir até lá pela vista e para ver os mais aventureiros saltando.
Para compras, as fábricas/lojas de cristais São Marcos e Cá d’oro utilizam técnicas da cidade italiana de Murano para fabricar os cristais. Ambas possuem lojas no centro de Poços, onde você pode encontrar desde pequenas peças mais baratas até objetos de luxo.
A FEARPO é a Feira do Artesanato de Poços de Caldas que acontece aos domingos e feriados na Praça dos Macacos. Com diversas barraquinhas e bastante variedade de trabalhos manuais, há também doces e outras delícias da culinária mineira.
E falando em culinária, o Mercado Municipal de Poços de Caldas é um ótimo lugar para comprar e provar comidas típicas. O mercado fica no centro da cidade e oferece produtos típicos mineiros como doces, queijos, bebidas, manteigas, verduras, frutas e cereais. Você pode provar quase tudo antes de comprar e os preços são mais acessíveis comparando com outros lugares. O mercado não é tão grande, mas são mais de 200 boxes oferecendo algum produto para vender, seja para comer, beber ou então algum comprar algum souvenir de viagem para levar de lembrança.
A Cachoeira Véu de Noiva é mais um ponto turístico da cidade. É uma cachoeira com fácil acesso, que está localizada em uma das entradas de Poços, mas não é muito central. É uma bela queda d’água que fica em um local com bastante infraestrutura como estacionamento, feirinha de artesanato e um mirante, de onde se pode ter uma boa visão da cachoeira que é composta por três quedas principais. No local há ainda outro atrativo, um trenzinho que faz um passeio pelo parque. Esse trenzinho costuma agradar bem as crianças, mas os adultos também se divertem.
A Cascata das Antas fica próxima à Cachoeira Véu de Noiva, então os dois passeios podem ser feitos juntos para aproveitar melhor o tempo e o deslocamento. A Cascata das Antas também possui acesso gratuito e conta com infraestrutura no local. Além de quedas com mais de 50 metros de altura, você ainda pode conhecer a vegetação nativa e percorrer uma trilha que leva até as ruínas da antiga hidrelétrica de Poços de Caldas.
Nas Thermas Antônio Carlos, as águas termais que brotam das três fontes atraem turistas e pessoas que buscam tratamento para a saúde há quase 90 anos. E as Thermas Antônio Carlos já recebeu até o ex presidente Getúlio Vargas, além de servir de cenário para uma novela da Rede Globo, a novela Alto Astral. Com muitas banheiras de hidromassagem, piscina térmica, área para banhos, academia, ofurô e jardim de inverno, o local é um dos mais procurados e mais tradicional de Poços de Caldas. O local fica em um prédio imponente e histórico que construído na década de 1930. Por ali passam quase 30 mil visitantes por ano.