A culinária mineira é conhecida no Brasil todo e até no mundo através do quitute mais famoso do estado, o delicioso pão de queijo que é preparado hoje em dia de diversas maneiras, com doce de leite, goiabada, com diversos tipos de queijo e por aí vai. Mas não é só de pão de queijo e doce de leite que vivem os mineiros, a culinária de Minas é rica em ingredientes, temperos e sabores, além de ser bem farta.
O Frango com quiabo é um clássico mineiro. O quiabo não é tão bem-vindo por muita gente, mas em Minas o prato é um sucesso, tanto que em quase todos os restaurantes você consegue provar esse ensopado de frango caipira com quiabo.
O tutu de feijão ou tutu à mineira é outro prato super tradicional. Composto por um feijão cozido e temperado, é engrossado com farinha de mandioca até ficar com uma consistência bem pastosa. Acompanha ainda torresmo, bacon, ovos cozidos, couve, arroz e carne de porco frita.
A ora-pro-nóbis é uma hortaliça muito comum na culinária mineira. Seu uso mais frequente é com frango caipira, mas também pode ser utilizada enriquecendo saladas, refogados e tortas salgadas. Seu nome vem do latim e quer dizer orai por nós. Dizem que antigamente os padres utilizam o arbusto como forma de cerca viva ao redor das igrejas devido à grande quantidade de espinhos.
E para sobremesa, os doces caseiros de Minas Gerais são feitos no Brasil inteiro, mas nada melhor que provar um típico doce mineiro onde ele foi criado. Em Poços de Caldas os doces são encontrados em padarias, restaurantes, barraquinhas de rua e até em lojas de artesanatos. Além do tradicional doce de leite, tem doce de abóbora, outro clássico que é a goiabada com queijo, ambrosia e geleias.
O Mercado Municipal de Poços de Caldas é um bom lugar para comprar e provar comidas. Ele está localizado no centro da cidade e oferece à população e aos turistas produtos típicos mineiros como doces, muitas qualidades de queijos, bebidas como vinhos e cachaças, manteigas, verduras, frutas e cereais. Você pode provar quase tudo antes de comprar e os preços são mais acessíveis comparando com outros lugares. O mercado não é tão grande, mas são mais de 200 boxes oferecendo algum produto para vender, seja para comer, beber ou então algum souvenir de viagem para levar de lembrança. Aproveite para provar o sanduíche de mortadela típico de Minas e para beber, um chopp artesanal.
A Festa de São Benedito de Poços de Caldas tem mais de 100 anos de tradição. É um evento de comemoração religiosa, com manifestações culturais e comidas típicas, então prepare o estômago para provar as delícias durante a festa. Há diversas barraquinhas de comidas, onde a renda é revertida para as obras da comunidade religiosa. Quitutes, caldinhos, doces, porções, espetinhos, biscoitos, lanches, pães, pizzas, massas e bebidas, você encontra muita comida nas barraquinhas que oferecem comidas para todos os gostos e bolsos.
Outro festival gastronômico que acontece em Poços, porém esse está apenas no seu segundo ano, é o Poços à Mineira, mais um motivo para atrair turistas e amantes da culinária à cidade. Com pratos típicos da culinária regional, os pratos mostram os sabores da culinária mineira que são oferecidos a preços bem acessíveis. No cardápio do evento há lanches, o tradicional pão de queijo, polenta, escondidinho e muitos outros pratos mineiros. O evento também inclui atrações culturais como shows musicais e venda de artesanatos locais.