A cidade fluminense tem uma agenda vasta de eventos durante o ano inteiro, então é bem provável que você coincida a sua ida para lá com alguma dessas festividades. Como toda cidade de praias e cachoeiras, é desejável contar com um clima favorável para ter uma experiência mais completa em Paraty, mas mesmo que chova ou faça um pouco de frio o turista sempre terá uma alternativa do que fazer na cidade.
Por estar próxima a São Paulo e Rio de Janeiro, muitos habitantes dessas capitais costumam fazer bate e voltas para lá aos finais de semana e feriados. Se você procura por uma estadia tranquila e com preços mais convidativos, fuja desses períodos e aproveite a cidade durante os dias úteis.
Para aqueles que só contam com as férias de final de ano, a boa notícia é que vai estar calor. A temperatura desse período está na casa dos 30•C, ideal para aproveitar as praias e cachoeiras da região. A má notícia são os preços, que ficam altos devido à alta temporada, além das chuvas fortes e frequentes, que podem atrapalhar os planos do turista.
Para quem quer conhecer o evento mais tradicional da cidade, a FLIP (Festa Literária Internacional de Paraty), o mês indicado é o de julho. Nesse caso, reserve com muita antecedência a sua hospedagem, pois os hotéis e pousadas esgotam rápido e ficam caríssimos. Nos demais meses de inverno, os preços são mais baixos e não chove, o que é bem interessante, mas a temperatura também cai um pouco (o que torna difícil encarar as águas, especialmente das cachoeiras).
Portanto, os melhores meses para conhecer a região são os que compõem a primavera, entre setembro e dezembro. Nesse período os preços estão moderados, as chuvas de verão ainda não chegaram e as temperaturas começaram a subir novamente. Os meses do outono, entre março e junho, também apresentam características similares, o que faz da época igualmente boa para visitar Paraty.