Com atividades para todos os tipos de viajantes, Paraty não encontra dificuldades para agradar quem quer que seja. Por lá é possível se esbaldar em praias, cachoeiras, além de muita história, cultura e gastronomia. Mais fácil mesmo é se arrepender de ter ficado no município menos tempo do que deveria (muitas pessoas permanecem em Paraty somente um final de semana ou feriado prolongado, quando a cidade tem atrações para uma semana inteira!). Seja qual for o período escolhido, vá à cidade fluminense de peito aberto e se prepare para voltar muitas outras vezes!
Para começar a viagem, explore o Centro Histórico. Com suas charmosas ruas de paralelepípedos e casarões coloniais quem remontam o século 18, o turista é automaticamente transportado para uma outra época. Reserve um tempo para desbravar as ruas sem rumo, tirando muitas fotografias das portas e janelas do conjunto de construções tombado pelo IPHAN (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional). Aproveite também para experimentar a gastronomia local, além de comprar lembrancinhas nas muitas lojinhas de comércio situadas na região.
Para aproveitar o clima litorâneo, dirija-se ao cais da cidade e opte por um passeio pelas ilhas. Você poderá fazer o percurso com escuna (com mais pessoas e, por isso, a um preço mais acessível) ou também com lancha (mais privativa a um valor superior). Em ambos os casos, o itinerário passa pelas principais atrações da cidade, como a Praia da Lula, a Praia Vermelha e a Lagoa Azul, por exemplo. Para aqueles que querem ir além, outro passeio de barco pode ser feito a partir da praia de Paraty-Mirim com destino ao Saco da Velha e ao Saco do Mamanguá, duas das maiores áreas de belezas naturais do município. Já para aqueles que querem explorar algumas praias de carro, a boa pedida é ir até a vila de Trindade, situada a cerca de 30km de Paraty. Outra localidade muito procurada pelos viajantes é a Praia do Sono, que só pode ser acessada por meio de trilha, mas brinda o viajante com uma vista estonteante ao final do percurso.
Para continuar em contato com a natureza, mas mudar um pouco de ares, opte por conhecer as cachoeiras locais. Apesar de a água ser geralmente fria, sempre protegida pela Serra do Mar, esse é um percurso que ajudará a ver outros tipos de belezas naturais de Paraty. A Cachoeira do Tobogã é uma das mais procuradas, pois ela forma naturalmente em suas pedras um declive que pode ser “surfado” pelos visitantes. O Poço do Tarzan e o Poço dos Ingleses também são boas opções para quem quer ter uma viagem com uma pitada de ecoturismo.
Não deixe também de fazer o Caminho do Ouro. Esse é um passeio pela Estrada Real que mostra como as riquezas naturais eram escoadas da cidade. Além de contar com um guia que traz sempre informações bastante interessantes para todos os amantes de história, o turista será brindado com belíssimas construções. Assim como o Centro Histórico, é um percurso que deve ser feito para voltar ao tempo e entender um pouco mais sobre essa cidade que deteve por muito tempo um status de importância até cair no esquecimento e quase isolamento total (sendo só muitos anos depois redescoberta para o turismo).
Para completar a sua experiência na cidade, visite uma alambique e experimente as cachaças locais. A bebida faz parte da cultura de Paraty e está presente inclusive na gastronomia. Se conseguir conciliar, planeje ir à cidade durante algum dos seus eventos culturais, como a FLIP, o Paraty em Foco, o Bourbon Festival ou o Viva o Verão. Nessas ocasiões a cidade está cheia de amantes da arte e você poderá contar com esses atrativos extras, além dos já tradicionais pontos turísticos da cidade.