Guia Gramado

O charme da serra gaúcha atinge seu auge em Gramado. Essa cidadezinha de apenas 30 mil habitantes fará você se sentir em uma verdadeira viagem às vilas do interior da Europa, com uma arquitetura em estilo alemão que é linda de se ver.

Na chegada, escolha fazer passeios em Gramado e Canela, a cidade vizinha que complementa o roteiro de quem visita o interior do Rio Grande do Sul. Entre os destaques da região está a visita ao Mini Mundo, um parque temático com cidades inteiras em miniatura - perfeito para quem viaja com crianças.

Ao chegar em Canela, a dica é visitar o Parque do Caracol e ver de perto a Cascata do Caracol. O programa é ideal para aqueles que buscam na visita um momento de descanso e relaxamento. No centro da cidade, o destaque fica para a imponente arquitetura da Catedral Nossa Senhora de Lourdes, que ficou conhecida como Catedral de Pedra e já se tornou uma das principais atrações para quem visita a cidade.

Vale a pena também comprar o passeio para a Snowland, um parque de diversões com atrações congelantes para quem visita Gramado em busca do frio característico da região. Este é o primeiro parque de neve fechado da América e convida os visitantes a patinar no gelo e praticar diversas atividades de neve, com opções para adultos e crianças.

Há também quem aproveite a estadia em Gramado para conhecer as proximidades. Nesse sentido, um dos passeios mais interessantes é o que leva você a conhecer o Vale dos Vinhedos e realizar uma degustação de vinhos em uma excursão que parece feita sob medida para os amantes das belas paisagens. Na hora de escolher, tenha em conta que alguns tours oferecem ainda um passeio de Maria Fumaça incluído no preço.

Por último, experimente usar o tempo restante para conhecer a cidade de Nova Petrópolis, onde é possível conhecer uma aldeia que relembra a chegada dos imigrantes alemães ao Brasil e faz um resgate histórico e cultural deste momento. Para fechar a visita com chave de ouro, experimente um passeio pelo incrível labirinto verde, localizado na Praça das Flores da cidade.