Embora Gramado não seja uma grande cidade, o aluguel de um carro durante uma viagem por ali é muito recomendado!
Isso porque as atrações de Gramado vão um pouco além da cidade, da região central, e se estendem às cidades vizinhas como Canela, Bento Gonçalves e algumas outras. Para quem chega em Gramado vindo de Porto Alegre, uma boa ideia é lugar o carro já para sair do aeroporto, assim irá economizar um bom dinheiro com transfer, afinal o trajeto entre Porto Alegre e Gramado é de aproximadamente duas horas de viagem, no caminho mais curto. Há duas opções de estradas para ir de Porto Alegre a Gramado. O caminho mais rápido é seguindo pela BR-116 até Novo Hamburgo, depois pega a BR-239 e em seguida a RS-115 até chegar em Gramado. O outro caminho é conhecido como a Rota Romântica devido à beleza das paisagens que tomam conta da estrada. É um pouco mais longo e com mais curvas, mas a paisagem compensa. Ao sair do aeroporto de Porto Alegre, siga pela BR-116 e após passar Nova Petrópolis, vá pela ERS-235 até Gramado. Sem paradas, o caminho dura cerca de 2 horas e 20 minutos.
Mesmo se hospedando no centro da cidade, o que é ótimo para conhecer os pontos turísticos mais centrais, é difícil alguém ir até Gramado e não conhecer as outras atrações que ficam nas cidades vizinhas. Canela por exemplo tem vários locais que valem a pena conhecer. Bento Gonçalves tem suas vinícolas, e por aí vai. Em geral, essa região parece que foi feita mesmo para o turismo, pois não faltam atrações turísticas para todos os perfis de viajantes.
O trânsito no centro de Gramado pode ficar mais congestionado ao final do dia, isso dependendo da época da viagem, como por exemplo quando é alta temporada. Estacionar no centro da cidade também não é muito fácil, mas há estacionamentos ou então a dica é parar em ruas um pouco mais afastadas e ir caminhando. E falando em estacionamento, não esqueça de confirmar com o hotel se há estacionamento no local e se está incluído no valor da diária.
Para quem está sem carro, na hora de sair a noite para jantar, alguns restaurantes oferecem transporte gratuito desde o hotel até o restaurante, tanto na ida como na volta. Tente não depender muito de táxi, pois em Gramado há poucos táxis disponíveis.
Se a viagem for em período de alta temporada é recomendado reservar o carro com antecedência, assim há mais opções de veículos disponíveis e o valor provavelmente será mais barato.