Com temperaturas altas o ano inteiro, o turista que se aventurar pela terra do sertanejo terá a certeza de encontrar muito sol quente e clima abafado. Nesse contexto, as chuvas – que sempre são um ponto de atenção – acabam não sendo tão indesejadas assim. Ao contrário do que acontece na maioria dos lugares, o período mais quente da cidade é a primavera, não o verão. Tenha isso em vista quando for escolher suas férias por lá (e, se possível, evite o período, já que as temperaturas elevadas atrapalham os passeios). Na primavera, os termômetros variam entre 20•C e 33•C!
Portanto, os melhores meses para usufruir o que há de melhor na cidade são maio, junho, julho e agosto, quando as temperaturas estão um pouco mais amenas e as chuvas não atrapalham os passeios. Aliás, nessa época do ano as precipitações são praticamente inexistentes. Outro mês interessante é abril, que também tem temperaturas mais amenas e chuvas intermediárias, na casa dos 110mm ao mês.
Quem tiver problemas respiratórios deve evitar julho (o mês mais seco do ano). Janeiro, fevereiro, março, novembro e dezembro são os mais úmidos, com taxas pluviométricas entre 170mm e 250mm ao mês. Apesar de as chuvas eventualmente atrapalharem os planos dos turistas, elas também refrescam o clima abafado. Coloque isso na balança e veja se vale a pena viajar no período. Muitas pessoas consideram esses meses melhores do que o inverno (que apresenta as temperaturas mais baixas), justamente por esse fator de alivio climático.