Para conhecer Curitiba, não é necessário alugar um carro, inclusive Curitiba é uma cidade que tem seu sistema de transporte público reconhecido mundialmente. Curitiba foi uma das primeiras cidades do Brasil a investir no sistema de transporte público, com soluções mais modernas e eficientes, tanto que esse modelo de transporte já foi estudado por cidades de outros países, como por exemplo a capital da Colômbia, Bogotá.
Para os turistas, há a Linha Turismo que é operada pela mesma linha de ônibus público, porém possui valor e rotas diferenciadas. O valor do bilhete não é barato, mas o trajeto é exclusivo para parar apenas nos pontos turísticos da cidade, e ao todo são 26 paradas.
O táxi também pode ser uma boa opção de transporte, ainda mais para quem está em um grupo maior de pessoas.
O centro da cidade pode ser percorrido facilmente caminhando, principalmente pra quem estiver hospedado na região. Curitiba é considerada uma cidade segura quando comparada com outras cidades do país e também é rodeada por belos parques.
E alguns estabelecimentos como casas noturnas, shoppings, hotéis e restaurantes oferecem serviço de transporte gratuito para os clientes. Esse serviço é chamado de Leva e Traz e há até um site explicando como utilizar.
Para quem quiser alugar um carro, assim como toda grande cidade, em Curitiba há horários de pico e os estacionamentos são caros nos lugares mais difíceis de encontrar vaga como o centro da cidade.
Ao alugar um carro, não esqueça de adquirir um seguro, e de preferência, um seguro com cobertura completa, assim você fica protegido contra qualquer possível dano causado ao veículo, desde uma simples quebra de vidro até algo mais grave.
Os documentos necessários para alugar um carro em Curitiba são a habilitação brasileira emitida há mais de 2 anos e dentro do prazo de validade, um cartão de crédito, RG original e ter idade mínima de 21 anos, mas é sempre recomendado confirmar direto com a locadora escolhida quais são as exigências necessárias antes de fechar o aluguel do carro.