Guia Canela

Canela, ao lado de Gramado, é um dos principais destinos turísticos do Brasil. Juntas, as duas cidades atraem turistas de todas as partes do Brasil, de todas as faixas etárias e durante o ano todo. Também não é pra menos, afinal não faltam atrações turísticas nessas duas cidades que são vizinhas (separadas apenas por uma avenida) e se completam. Parece que ambas foram projetadas para o turismo.

Para começar, que tal fazer um city tour em um ônibus panorâmico? Chamado de Bustour, esse é o transporte turístico oficial de Gramado e Canela. O roteiro do ônibus possui mais de 35 paradas nas 2 cidades e você pode descer e retornar quantas vezes desejar, dentro do período pago que pode ser de um a três dias. O ônibus percorre os principais pontos turísticos de Gramado e Canela.

O Parque do Caracol é o cartão-postal de Canela, e mais precisamente dentro dele, a Cascata do Caracol é um dos pontos turísticos que todos querem conhecer e fotografar. O parque fica em uma área preservada, com muita mata, trilhas, mirantes, uma torre de 30 metros com um elevador panorâmico que leva o visitante até uma plataforma de onde se tem uma vista panorâmica do parque e da cascata. O parque também conta com toda infraestrutura como banheiros, restaurante e loja para compra de souvenir. O parque está localizado a 7 quilômetros do centro da cidade.

E ao lado do Parque do Caracol fica outro parque, o Parque da Serra também localizado em uma área de preservação. Esse parque conta com modernos bondinhos aéreos que oferecem uma linda vista do Parque do Caracol, incluindo a cascata. Durante o passeio é possível parar em três estações, cada uma com seu atrativo. 

E para as crianças, provavelmente elas vão adorar o Vale dos Dinossauros que foi inspirado no filme Jurassic Park. O parque está localizado logo no começo da Estrada do Caracol, a cerca de 3 quilômetros do centro. Embora seja um parque pequeno, ele fica em uma área de mata, com grandes árvores que dão vida ao cenário. Como já era de se esperar, ali você vai encontrar réplicas de enormes dinossauros, incluindo alguns em movimento. É praticamente uma viagem no túnel do tempo.

Novamente dedicado ao público infantil, o Parque Terra Mágica Florybal reúne além de réplicas de dinossauros, réplicas de outros animais, um simulador de monta-russa, cinema 7D, playground, cascata de chocolate, restaurantes, tudo muito lúdico e espalhado em diversas áreas para aguardar a criançada. É um parque bem grande e junto à natureza, com muito verde ao redor.

Na mesma estrada, agora uma pequena atração turística voltada mais aos adultos é o Castelinho Caracol que foi uma das primeiras residências de Canela e hoje funciona como um museu, porém a maior atração dessa casa/museu fica por conta da casa de chá que serve uma apfelstrudel que é uma sobremesa feita com maçã e é considerada uma das melhores do Brasil. Vale a pena ir até lá, nem que seja somente para pedir a sobremesa e levar para viagem.

Um dos passeios mais populares na Serra Gaúcha é o passeio no trem Maria Fumaça, uma locomotiva movida a vapor e que percorre um percurso de 23 quilômetros entre as cidades de Bento Gonçalves e Carlos Barbosa. Ao longo do passeio os vagões do trem tornam-se palcos de apresentações artísticas, tudo com muita animação. E a cada parada nas estações que o trem passa os visitantes têm a oportunidade de provar vinhos, sucos e outras delícias da região. Em Canela você encontra diversas agências que vendem esse passeio. 

E para os amantes de vinho, há outro passeio dedicado à bebida, chamado de Circuito dos Vinhos. O passeio sai tanto de Canela como de Gramado e vai até o Vale dos Vinhedos, em Bento Gonçalves. Chegando no local os passageiros embarcarão em um micro-ônibus que irá percorrer a rota chamada de Vale dos Vinhedos, com 25 paradas em vinícolas, restaurantes, cervejarias artesanais e pontos turísticos.

A Catedral de Pedra é mais um dos cartões-postais de Canela. Construída em estilo gótico e revestida com pedras, a catedral possui uma torre com 65 metros de altura, um belo jardim ao redor e também merece uma visita.

Um passeio óbvio, mas que deve ser mencionado é conhecer a cidade de Gramado. E também não faltam atrações para visitar como o Lago Negro, o Mini Mundo Park, o Gramado Zoo, o Jardim de Lavanda, a Praça das Etnias, a Aldeia do Papai Noel, visitar as fábricas de chocolates e ainda fazer um passeio no interior da cidade, chamado de tour de agroturismo que sai da Praça das Etnias e inclui visitas às fazendas e um café colonial (há várias opções de passeios, confira antes o itinerário e o que inclui).