Despontando como um dos principais destinos de negócios do Brasil, Campinas não apresenta muitas restrições de períodos para aqueles que desejam visita-la. A melhor época será aquela em que acontecer a sua reunião, compromisso ou evento! De qualquer forma, por se tratar de uma região de climas amenos (com termômetros que variam anualmente entre 13•C e 29•C em média), é de se imaginar que as temperaturas não cheguem a ser um fator de preocupação.
O que faz mesmo a diferença é o período das chuvas, que acontecem com mais força e frequência no verão. Isso porque, entre novembro a março, os índices pluviométricos oscilam entre 30mm e 65mm ao mês. Apesar de não serem valores muito altos, eles já são capazes de causar certos inconvenientes. Além do mais, é nesse período que as temperaturas estão mais altas, sendo às vezes difícil fazer passeios ao ar livre.
Já nos meses que compõem o outono e o inverno, as condições são mais favoráveis. Isso porque basicamente não chove entre abril e setembro, livrando o turista de se preocupar com esse fator climático. As temperaturas também estão mais frescas, garantindo um clima mais prazeroso para as atividades ao ar livre. O mês de outubro aparece com condições intermediárias, com 15mm de índice pluviométrico, e temperaturas começando a esquentar. Essa ainda é uma boa época para visitar a região.
Mesmo que esses fatores façam um mês ser melhor do que outro, esses são apenas pequenos detalhes. Por ser uma cidade grande e cheia de atrativos – tanto indoors como ao ar livre – Campinas está mais do que habilitada a receber turistas durante o ano todo, sejam eles atraídos por negócios ou lazer.