É bem verdade que o município do interior paulista tem foco nos negócios, mas também é possível fazer passeios puramente turísticos por lá. Portanto, caso tenha alguma reunião ou evento na cidade, não hesite em estender a sua viagem para conhecer o que Campinas tem de melhor. Os campineiros garantem que você não irá se arrepender!
Contrariando as expectativas, por ser uma cidade com ares cosmopolitas, os parques fazem parte da rotina local e, portanto, devem entrar nos roteiros dos viajantes. O Bosque dos Jequitibás é o pulmão de Campinas e conta com um ponto extremamente positivo: o lugar está na região central da cidade, permitindo fácil acesso para a maioria dos moradores e turistas. Com 10 hectares de reserva florestal nativa, o complexo é muito procurado por atletas, crianças e adultos que desejam momentos de contato com a natureza bem no coração do município. O Bosque dos Jequitibás conta ainda com zoológico, pista de corrida, trenzinho, quiosques, lanchonetes e playground. É lá que fica também a Casa do Caboclo, o Museu de História Natural, o Aquário Municipal e o Teatro Carlos Maia.
Já o Parque Lagoa do Taquaral é grandioso e tem atrações para todos os gostos e idades, como pedalinhos, lanchonetes, passeios de bonde, planetário, parque infantil, etc. Mas a grande estrela do local é a lagoa de mesmo nome, a Lagoa do Taquaral, um dos principais cartões-postais da urbe. Por lá é possível ainda ver uma réplica exata da Caravela da Anunciação, que trouxe Pedro Álvares Cabral ao Brasil. Esse é o parque mais famoso da cidade, sendo, portanto, parada obrigatória para todo e qualquer turista.
Os distritos de Joaquim Egídio e Sousas, situados entre 10km e 20km do centro da cidade, também são opções interessantes para quem gosta de ecoturismo. Os mais turísticos distritos do município são famosos pelas suas ruas de paralelepípedos, construções históricas e relevo montanhoso. Por lá é possível fazer trilhas, caminhadas, tirolesa, sky jump e esportes de aventura, como o arvorismo. Para completar o dia, almoce em algum dos ótimos restaurantes da região, que também surge como um dos principais polos gastronômicos da cidade.
Conhecido por ser um município onde o cultivo do café imperou durante muitos anos, Campinas também oferece uma imersão mais aprofundada a esse mundo. Além das construções históricas de Joaquim Egídio e Sousas, que mostram como o comércio cafeeiro se desenvolveu, é possível visitar fazendas de café. A Fazenda Tozan é uma das mais indicadas para quem tem esse objetivo. O turista é convidado a começar seu tour degustando a bebida para, então, ser apresentado a todas suas etapas de produção. O viajante ainda conhece o cafezal do local, além de passar por um pequeno museu, uma senzala e uma mirante que permite a visão panorâmica de cidades da região.
Outro passeio muito procurado por lá é o de Maria Fumaça até Jaguariúna. O tour, que surgiu de uma iniciativa da Associação Brasileira de Preservação Ferroviária, permite que o turista seja transportado para os tempos passados onde o meio de transporte era muito utilizado. Percorrendo 24km da antiga Estrada Mogiana, a Maria Fumaça tem um trajeto de 3 horas e meia de duração ou, então, um que vai apenas até a metade do caminho e demora também a metade do tempo.
Para finalizar, não deixe de dedicar tempo suficiente para o bairro de Cambuí, o mais charmoso e badalado da cidade. Localizada perto do centro, a região é o principal epicentro da vida noturna em Campinas. Se estiver hospedado por lá, saia pelas ruas sem pressa e perceba a diversidade de estabelecimentos ao redor. Entre naqueles que mais agradarem e mergulhe na boemia do município por meio de uma imersão mais aprofundada no bairro.