Aracaju é uma cidade tranquila, com pouco mais de 640 mil habitantes. Está entre as capitais com custo de vida mais baixos do Brasil, o que mostra que é uma cidade relativamente barata para turistas. Além das praias a cidade tem atrativos como o Oceanário do Projeto Tamar, Museus, e passeios pelo maravilhoso Rio São Francisco, sem falar do turismo gastronômico e do artesanato local.
Praias
Aracaju tem uma orla imensa e diversas praias como Atalaia, Aruana, Nova Atalaia, Náufragos, Refúgio, etc. Atalaia é mais agitada, tem muitos bares e restaurantes. Como a orla é imensa não são praias lotadíssimas.
Passeios
Um dos passeios recomendados é o da Croa do Goré e Ilha dos Namorados. O embarque no catamarã para o passeio é feito na Orla do Pôr do Sol, no povoado de Mosqueiro, a navegação é pelo rio Vaza Barris, rio que banha o estados de Sergipe e Bahia. Após uns 40 minutos chega-se à Croa do Goré, que são bancos de areia formados no meio do rio que duram poucas horas descobertos das águas e depois voltam a ser cobertos pelo rio. A parada na Crôa dura menos de uma hora, no final desse tempo já é possível perceber os bancos de areia desaparecendo e as águas tomando conta. Formam-se pequenas lagoas com peixinhos. É lindo!
A segunda parada do passeio é na Ilha dos Namorados, que fica entre o rio Vaza Barris e o Oceano Atlântico, na ilha formar uma linda lagoa. É montada uma estrutura para servir porções e bebidas, com barracas e guarda-sóis. É um passeio que dá para fazer tranquilamente com crianças, são oferecidas boias para brincar e têm redes na água para descansar. Depois, o catamarã retorna à Orla do Pôr do Sol.
Um passeio relativamente novo é o do Cânion Xingó que é muito divulgado internacionalmente. A navegação é nas águas do Rio São Francisco que foram represadas para a construção da hidroelétrica Xingó. O embarque para o passeio é na cidade de Canindé de São Francisco, que fica a 210 km de Aracaju. Depois são cerca de 3 horas de viagem navegando, uma hora para chegar nos cânions, uma hora para nadar e uma hora para retornar. É uma experiência maravilhosa, embora cansativa.
Oceanário do Projeto Tamar
É um passeio imperdível para todas as idades, muito educativo e interessante. O oceanário fica na Orla de Atalaia, oferece visitas orientadas, palestras e exposições, que buscam a sensibilização das pessoas para a conservação do ecossistema marinho e das riquezas do rio São Francisco. Tem tartarugas enormes, dá para ver os filhotinhos das tartarugas conforme a época do ano, além de diversos aquários com cerca de 70 espécies, como arraias, tubarões, moreias e claro tartarugas marinhas. Tem um tanque que os visitantes podem tocar em várias espécies de invertebrados, crustáceos, moluscos e peixes. O valor do ingresso é de R$ 20,00 (inteira) e R$ 10,00 (meia entrada).