Distante menos de 50 km da capital Bruxelas ou apenas 50 minutos de trem, Antuérpia é a principal cidade da região de Flandres, na Bélgica. Segunda maior cidade do país, Antuérpia fica próxima da fronteira com a Holanda, no meio do caminho entre Bruxelas e Roterdã.
Embora seja um destino pouco popular entre os turistas, Antuérpia é considerada a capital mundial dos diamantes, responsável por 70% da produção mundial desse mineral. Também é o principal polo de moda do país, tendo inclusive um museu dedicado à moda, o Momu.
A Estação Central que é a estação de trem da cidade, é considerada uma das mais bonitas do mundo, então aproveite caso pegue o trem para chegar até lá para conhecê-la, vista de fora parece uma basílica e já serviu até de cenário para filme. Mesmo quem não chegue de trem, vale a pena ir até lá para conhecer.
Comece a explorar a cidade caminhando pelas ruas do centro histórico que é tão bonito quanto de Bruxelas e não deixe de passar pela praça Groenplaatz que fica ao lado da Catedral, cercada por bares e café, é ótima para uma pausa acompanhado de uma cerveja belga ou um chocolate quente. A Catedral de Nossa Senhora demorou 169 anos para ser construída, sendo concluída a obra em 1521, e é possível vê-la de longe. O Castelo de Steen já foi usado como prisão, é uma bela construção, localizado à beira do rio Scheldt, com uma vista bem bonita do rio. Assim como em Amsterdã, Antuérpia também tem seu Red Light District ou Distrito da Luz Vermelha, repleto de bordéis, esse passeio é para os mais destemidos. E finalizando, a Grote Markt é a principal praça da cidade, ponto de referência tanto para moradores quanto turistas, com as luzes acesas à noite fica ainda mais bonita.
Para compras, a MEIR é uma das principais ruas de comércio da cidade, há desde lojas de souvenirs até lojas de grife, além das clássicas lojas de chocolate belgas. A Diamondland é um showroom de diamantes para quem quer conhecer mais sobre as pedrinhas preciosas através de visitas guiadas e comprar algumas peças, se possível.
Antuérpia é muito visitada em um passeio de bate e volta desde Bruxelas, podendo ser também incluída em um bate e volta desde Roterdã.