Essa é uma daquelas curiosidades que quando a gente descobre, quer logo fazer as malas! Parece loucura, mas é verdade: em apenas três horas é possível fazer uma road trip completa na Bélgica. A viagem de carro, bike ou moto pode começar na capital, Bruxelas, e seguir rumo às fronteiras da França, Alemanha, Luxemburgo ou Holanda.

Por ser um país pequeno, essa façanha se torna realidade porque as distâncias são curtas. As estradas que ligam as cidades belgas, sinalizadas com a letra E, possuem boas condições e iluminação adequada, além de faixas exclusivas para bicicletas – que podem ser alugadas em dezenas de estações de trem -, facilitando o percurso.

Para montar um roteiro, descubra antes seus interesses na hora de fazer as pausas. A Bélgica se divide em duas regiões: ao Norte está os Flandres, onde o idioma é o holandês; enquanto ao Sul está Valônia, dominada pelo francês. Entre as paradas obrigatórias, vale a pena incluir Antuérpia, que é a segunda maior cidade do país, a apenas 50 km da capital; Bruges, conhecida como a “Veneza do Norte”; Dinant, com seus edifícios charmosos, entre um rio e paredões rochosos; Westvleteren, onde está, única e exclusivamente, uma das melhores cervejas do mundo, fabricada pela trapista Brouwerij de Sint-Sixtusabdij van Westvleteren; e Poperinge, a “capital” do lúpulo. Lembrando que: se beber, não dirija!

Uma ideia bacana também é pegar a premiada Vennbahn, uma das trilhas de ciclismo mais longas da Europa, que segue por uma antiga linha ferroviária cruzando três países: Alemanha, Bélgica e Luxemburgo. São 125 km de paisagens magníficas, ruínas, túneis e aldeias. Em Valônia é possível pegar as chamadas “vias verdes”, que são corredores ecológicos de aproximadamente 220 km de trilhas.

De carro, a sugestão é seguir pelas rotas temáticas, como a Rota dos Castelos, que passa por quatro municípios ao longo de seus 79 km. Pelo caminho se encontram vistas espetaculares, capelas, castelos, fortalezas e casas senhoriais que remontam aos séculos 17 e 18.

Dicas: não ultrapasse os veículos pela direita, porque é ilegal. A velocidade mínima é de 70 km/h, mas é aconselhável segurar o pé e não correr riscos, pois a Bélgica tem um número elevado de acidentes por causa da pressa dos motoristas. Os limites são de até 90 km/h para estradas nacionais e até 150 km/h em auto-estradas. Saiba tudo sobre o transporte em Bruxelas aqui.

[+] Conheça outros destinos incríveis para percorrer de bicicleta!

[+] Ou que tal embarcar numa bela viagem de moto pelo Brasil?

[+] Se prefere os trilhos, confira nossas dicas para viajar de trem pela Europa

Post por Brunella Nunes
Fotos: divulgação/eastbelgium

6 comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.