A gente pensa em El Calafate e vem logo aquela lembrança de tudo branquinho e muitas e muitas geleiras. A partir disso, é comum acreditar que a melhor época para visitar o destino é no inverno, mas as coisas não são exatamente assim…
Os meses mais frios são justamente os que deveriam ser evitados pelos viajantes. Isso acontece porque, durante o inverno, muitos passeios não funcionam e alguns hotéis chegam até mesmo a fechar suas portas devido à baixa procura. Sabe o trekking nas geleiras? Esqueça, você não poderá fazer o passeio nessa estação - nem esse, nem diversas outras atividades. Se já estiver com as passagens compradas, não desista. Ainda é possível visitar as passarelas do Perito Moreno e fazer a navegação Ríos de Hielo Express.
Entretanto, o melhor mesmo é conhecer El Calafate entre os meses de outubro e março. Se puder viajar em novembro ou dezembro, melhor ainda. Janeiro e março são também ótimas pedidas para conhecer a cidade aproveitando um clima ameno e com todos os passeios em funcionamento. Mesmo nessa época, é importante levar todos os acessórios e roupas de inverno, pois as temperaturas continuam mais frescas, principalmente à noite - e perto das geleiras é sempre muito frio.
Como o mês de fevereiro costuma ser bastante concorrido, especialmente por volta do dia 15, quando ocorre a Festa do Lago, a dica é evitar também essa época do ano, a não ser que realmente queira ver de perto as atividades oferecidas durante o evento. Se viaja nesse período, reserve todos passeios, atrações e até mesmo restaurantes com o máximo de antecedência possível, pois a cidade fica cheia.