Guia Saint Johns

Uma viagem para Saint Johns, em Antígua, é para quem deseja conhecer um destino paradisíaco e com clima bem agradável, tudo com um pouquinho de história, que na maior parte das vezes, é encontrada ali mesmo na capital de Antígua que é Saint Johns. 

E caminhar pelas ruas de Saint Johns pode ser um ótimo começo para conhecer melhor o costume local de Antígua. Um centrinho histórico e bem comercial, repleto pequenos prédios baixos e de casinhas coloridas que foram transformadas em comércio, o centro de Saint Johns é tão alegre como seus moradores.

Ainda no centro histórico, não deixe de visitar a Catedral Barroca e ir até a torre para ter uma bela vista dos arredores da ilha. Para quem gosta de um pouco de história, o Museu de Antigua e Barbuda, instalado em uma casa colonial, conta um pouco da história da ilha através da mostra de peças e artefatos. Mais um museu interessante para visitar é o Dockyard Museum, com foco maior na parte da história naval da ilha. Por último, o Fort James é um forte que começou a ser construído na entrada do antigo porto de Saint Johns, no ano de 1706, o hoje resta apenas um canhão que tornou-se ponto turístico.   

Nas manhãs de sábado, visite o St. Johns Market, um mercado tradicional na ilha que reúne desde artesanatos feitos pela população local até bugigangas. Já aos domingos de tarde, o Shirley Heights é o local onde a população se reúne para comidinhas típicas no alto de uma montanha e ainda para apreciar uma das vistas mais bonitas da ilha. Vale a pena esperar o horário do pôr do sol e a paisagem será ainda mais bela. Outro local para ter uma bela vista de Antígua é o Green Castle Hill, um dos picos mais altos da ilha que fica ao sul de Saint Johns, mas esse já é indicado mais pra quem quer fazer uma trilha e tem bastante fôlego para subidas.

E para quem quiser conhecer o interior de Antígua prepare-se para encontrar pequenos vilarejos, muitas plantações de bananeiras pelas estradas, palmeiras e flores, mesmo na época da seca. 

É um pouco redundante falar, mas não tem como deixar de dizer, sim, em Antígua há 365 praias, e como dizem seus moradores, uma para cada dia do ano, ou seja, pra conhecer todas você vai precisar ficar muito tempo por ali, voltar algumas vezes, e ainda não terá conhecido todas as praias. E como já era de se esperar, há praias para todos os gostos e perfis de viajantes.

Para te ajudar a conhecer um pouco mais de tantas praias, tente fazer um passeio de barco que é oferecido em diversos pontos da cidade e da ilha, desde agências de receptivo até mesmo na recepção do hotel você vai encontrar opções de passeios que vão variar de acordo com o itinerário, duração, tamanho do barco e número de pessoas.

E para quem for conhecer as praias de carro, que tal começar pela Baía de Dickenson, próxima de Saint Johns? É uma das praias mais movimentadas e frequentadas por famílias. Com muitas opções de restaurantes ao redor, possui águas calmas e bastante infraestrutura.   

A praia de Half Moon Bay também está entre as mais famosas. Fica no lado oriental da ilha, tem pouco menos de um quilômetro de extensão e ali o turista não encontra uma grande infraestrutura, mas em compensação encontra um mar cor de esmeralda e muita tranquilidade.

A praia de Darkwood Beach, a sudoeste da ilha, costuma ser uma praia bem tranquila, com exceção de períodos em que há navios atracados na ilha, quando a praia é praticamente invadida por turistas que descem do cruzeiro, mas no final de tarde a praia está sempre tranquila, pois esse horário os turistas que vieram do cruzeiro já se foram, além de ser um ótimo local para apreciar o pôr do sol. Darkwood Beach é uma das praias preferidas dos turistas.

Outra praia que faz bastante sucesso entre os turistas é a Jolly Beach que assim como Darkwood Beach, também recebe muitos turistas que chegam pra passar o dia, vindos dos cruzeiros. Com areias bem branquinhas e um mar cor verde esmeralda, essa praia possui uma boa infraestrutura.

Pigeon Point é uma das principais praias ao sul de Antígua que costuma ficar bem cheia aos finais de semana (é uma praia pública), mas durante a semana essa praia é bem tranquila. É um bom local para prática de snorkeling.

E Galleon Beach que fica ao sul da ilha, é uma praia um pouco mais isolada, sem muita infraestrutura e cercada por uma mata nativa. Galley Bay costuma atrair bastante surfistas, principalmente durante os meses de inverno, época em que as ondas normalmente estão maiores e boas para prática de surf.