Apesar de se tratar da quarta maior cidade da Alemanha, escolher onde ficar em Colônia não é nenhum grande mistério. Isso porque as atrações turísticas ficam bem próximas umas das outras, permitindo que os viajantes percorram tudo a pé. Além do mais, tudo em Köln (nome alemão do município) gira em torno da magnífica Catedral gótica que desponta como a maior do mundo. Ela é nada mais, nada menos do que o monumento mais visitado do país, involuntariamente garantindo que a vida turística da cidade tenha se desenvolvido nos seus arredores.
Portanto, se não quiser errar, tenha a Catedral como ponto de referência da sua hospedagem. Isso lhe garantirá uma boa e facilitada locomoção, além de fácil acesso aos principais pontos de interesse do município.
Abaixo, o Quanto Custa Viajar elenca os melhores bairros para se hospedar em Colônia. São eles:
- Centro Histórico
É a área preferida pela grande maioria dos viajantes, especialmente por aqueles que possuem pouco tempo na cidade. Essa é a região onde se concentra boa parte dos monumentos turísticos de Colônia, além de ser onde está a Catedral gótica que dá a tônica ao município. É no centro histórico também que fica a estação central de trens, outra facilidade importante ao viajante. Unindo boa localização, infraestrutura e pontos de interesse, o centro parece ser imbatível, com exceção de alguns pequenos detalhes. O primeiro deles se refere aos preços. As hospedagens por aqui costumam ser mais caras, com muita procura especialmente na alta temporada (verão). Portanto, se você quiser ficar no centro histórico, reserve com antecedência ou inevitavelmente você pagará valores bem salgados. Outro ponto de atenção é o barulho sempre presente nessa zona da cidade. Portanto, se você preza por noites de sono tranquilas, essa pode não ser a melhor alternativa para você.
- Margens do Rio Reno
Mesmo que já esteja fora do centro histórico, essa região fica bem próxima a ele, garantindo também boa localização ao viajante. Com arquitetura charmosa e ares de tranquilidade, a área é uma boa pedida para quem procura por uma estadia mais calma em Colônia, sem a movimentação frenética da estação de trens ou a agitação comum do centro urbano. Nas margens do Reno também há boas opções de hospedagens, embora muitas delas sejam mais caras. Outro ponto alto da região é a enorme disponibilidade de restaurantes, bares e lojinhas, garantindo toda a infraestrutura necessária durante a viagem.
- Cidade Nova (Neustadt – Nord)
Contrastando com o centro histórico, que detém o maior número de casas e construções antigas, nessa área da cidade os ares de modernidade tomam conta. Situada ao norte do coração da cidade, a região expressa a todo momento a sua modernidade e animação. É em Neustadt que fica o MediaPark, um complexo de vidro e aço que abriga algumas das mais importantes emissoras de TV e mídia da Alemanha. Já no Belgian Quarter, especialmente entre a Aachener Strasse e a Friesenplatz, a vida noturna é bastante efervescente. É lá que estão alguns do melhores bares, pubs e casas noturnas de Colônia, sendo, portanto, uma região indicada para quem está de olho especificamente em diversão após o horário comercial.
- Deutz
Localizado do outro lado do Rio Reno, o bairro abriga o Fair Trade Grounds, onde eventos importantes, como o Photokina, acontecem. É aqui também que está localizada a Lanxess Arena, antiga KölnArena, onde artistas de pop e rock frequentemente se apresentam, além de sediar jogos de alto nível de handebol e hóquei no gelo. É uma área indicada para quem vai com o propósito claro de participar de um evento ou show específico, uma vez que são muito grandes as chances de eles acontecerem na região.