Pesquise e compre sua passagem para Joanesburgo

Aeroporto em Joanesburgo

O Aeroporto Internacional de Joanesburgo – O.R. Tambo (JNB) é o maior e mais movimentado da África do Sul. Com trânsito anual superior a 21 milhões de passageiros, o local tem a meta ambiciosa de atingir a capacidade de 30 milhões no ano de 2019. Inicialmente chamado de Jan Smuts Airport, o complexo aeroportuário foi renomeado para Oliver Tambo em 1994 e hoje conta com 6 terminais de passageiros. Estima-se que 50% dos viajantes que vão à África do Sul utilizem as dependências do JNB durante a sua passagem pelo país, transformando-o em um dos 100 aeroportos mais movimentados do mundo. Outro ponto de destaque é que no local está a pista mais longa do mundo, com 4,4km de extensão.

Localizado a 22km do centro da cidade, o Aeroporto Oliver Tambo faz conexão direta com o Brasil através das companhias aéreas South African Airways e LATAM. Outras empresas também promovem o itinerário, como a KLM, Ethiopian Airlines e Turkish Airlines, porém com conexões em suas cidades-base. Atualmente são 41 companhias que operam no complexo aeroportuário. Outro dado importante é que o local tem capacidade para transportar 650.000 toneladas de carga, além de contar com mais de 16.000 vagas de estacionamento, clínica médica, acesso a wi-fi, duty free, casas de câmbios, bancos e caixas eletrônicos. Conta também com lojas de acessórios, souvenires, roupas, sapatos, eletrônicos, cosméticos, flores, joias, bebidas e doces, como também livrarias, casas de massagens, farmácias, restaurantes, bares e cafeterias.

A forma mais barata e rápida de sair do aeroporto rumo ao centro da cidade é por meio do Gautrain, um metrô expresso que faz conexão com o transporte público do município. Situada no piso superior do Oliver Tambo, a estação recebe trens que fazem o percurso em 20 minutos até a Estação de Sandton. Para utilizar o meio de transporte é necessário comprar um Gautrain Gold Card, que é recarregável e pode ser utilizado também para andar nos ônibus interligados. As recargas podem ser feitas nas modalidades Pay-as-you-go (que consome os créditos conforme o uso), como também 7-Day-Pass e 35-Day-Pass (que garantem preços mais interessantes para quem pretende utilizar bastante o transporte durante 7 dias e 35 dias, respectivamente). Com funcionamento das 5h15 às 22h, os trens têm frequência de aproximadamente 12 em 12 minutos e andam por três linhas que somam 80 quilômetros de extensão.

É possível também utilizar táxis para ir até a sua hospedagem, mas nesse caso prepare-se para pagar valores bem mais salgados.