Guia Berlim

Poucas capitais europeias têm uma história recente tão impactante quanto a de Berlim. Quem chega por lá já percebe de cara as diferenças entre o lado que ficava localizado na Alemanha Oriental e o restante da cidade.

Graças à intensidade dos acontecimentos que foram protagonizados no último século no território, alguns dos passeios em Berlim que mais atraem os turistas são aqueles que contam justamente a história da Segunda Guerra Mundial e da Guerra Fria, passando por alguns locais marcantes de ambos os períodos na cidade. Nesse sentido, uma passagem pelo Muro de Berlim, pelo Portão de Brandeburgo e a visita ao bunker de Hitler são alguns dos destaques dos passeios do gênero. Aqueles que pretendem se aprofundar mais na história poderão ainda comprar o passeio pelo Campo de Concentração Sachsenhausen, onde serão convidados a saber mais sobre as atrocidades ocorridas no local em um emocionante passeio a pé.

De qualquer forma, há muito mais coisas para se ver na cidade, que poderão ser acompanhadas através de city tours. E Berlim parece ser especialista no assunto, com uma diversificada oferta de passeios para todos os gostos: seja a pé, de bicicleta, em segway ou em ônibus turístico, não deixe de conhecer todos os destaques da encantadora capital alemã. Se preferir, você poderá optar por excursões temáticas, como a que o levará a conhecer os bairros de Prenzlauer Berg, Mitte e Friedrichshain, localizados fora do circuito turístico convencional.

Entre os destaques da Berlim moderna, um dos pontos mais procurados pelos visitantes é a subida no topo da TV Tower, uma atração que oferece algumas das melhores vistas panorâmicas da cidade - afinal, este é o edifício mais alto da região, com mais de 200 metros. Lá do alto, você poderá observar o Portão de Brandenburgo, o Estádio Olímpico e o Palácio Charlottenburg em uma atração com um preço único e que pode ser reservada antecipadamente.