Os sabores marcantes da Venezuela estão em pratos cheios de aromas e cores, que tem raízes indígenas e influências europeias. Quem figura nos pratos dos venezuelanos diariamente é a Arepa, massa pesada de farinha de milho que pode levar vários recheios, como manteiga e queijo.
Além do milho, a cozinha regional também faz uso de mandioca, alho, grãos, carnes, aves, banana e cana de açúcar para compor receitas típicas. O Assado Negro é feito com carne da parte traseira da vaca, que tem formato cilíndrico, assada com açúcar mascavo, especiarias, vinho e pimenta doce. Depois é servida com arroz branco e fatias de banana frita.
Polenta e marinada, que é como um vinagrete de peixe, também estão entre os mais consumidos. Entre as sobremesas, prove os Buñuelos, bolinhas de mandioca que são fritas e passadas na canela, cravo e outros temperos aromáticos, além de queijadinhas e flans de vários sabores. O bolo de fubá Hallaca é feito envolto de folhas de bananeira e consumido com açúcar mascavo, mostarda, alcaparras e amêndoas.