Você gosta de sardinha? Parece uma pergunta inusitada quando se escolhe um destino de viagem, mas é imprescindível se você estiver pensando em conhecer Lisboa. Isso porque o cheiro do peixe toma conta das ruas lisboetas durante as Festas de Lisboa, que ocorrem durante todo o mês de junho.
Além disso, entre os meses de abril e setembro, a precipitação na cidade é bastante baixa e os dias são mais longos graças ao horário de verão (como a cidade fica no hemisfério norte, as estações são invertidas em relação às nossas). Isso pode contar pontos para quem gosta de curtir ao máximo o dia enquanto viaja. Os amantes do calor também vão adorar essa época do ano, em que a temperatura média fica entre 25ºC e 28ºC.
Mesmo assim, os meses de verão, e principalmente aqueles entre julho e setembro, são a temporada alta na cidade, o que fará com que os turistas encontrem tudo um pouco mais caro. Como os valores de hospedagem em Lisboa costumam ser bem mais em conta que em outras capitais da Europa ocidental, a alta nos preços promete não ser um grande problema.
Apesar disso, não há época errada para conhecer a cidade, cuja temperatura é amena durante todo o ano. Embora durante o inverno faça um pouco de frio, as temperaturas dificilmente irão baixar dos 8ºC nos meses de dezembro, janeiro e fevereiro. O ponto alto nessa época é o fato de que, passadas as festas de fim de ano, os preços na cidade ficam mais convidativos, assim como em outras partes da Europa. Apesar disso, os meses de outubro a dezembro e de janeiro a março costumam ser os mais chuvosos, o que pode atrapalhar alguns dos passeios programados. Nesse quesito, janeiro é o campeão das chuvas. Ou seja, é um ótimo período para quem busca economia e não tem medo da se molhar.