Pensando em alugar um carro em Lisboa? Então tem algumas coisas que você precisa saber antes de fazer a reserva!
Em primeiro lugar, é bom ter em conta que algumas ruas de Lisboa são fechadas para o trânsito de veículos - isso ocorre principalmente no bairro de Alfama, onde as vias são estreitas e muitas recebem apenas tráfego local. Portanto, não é uma boa ideia reservar um carro se estiver hospedado nessa parte da cidade.
Entretanto, dispor de um automóvel irá facilitar o trajeto até outros destinos próximos que fazem parte do itinerário de muitos viajantes, como Sintra, Óbidos ou Cascais. Esta também é uma boa ideia para quem pretende explorar mais de Portugal e conhecer vilarejos que dificilmente seriam acessíveis de outra forma.
Para alugar um carro no país não é necessário apresentar a Permissão Internacional de Dirigir (PID), apenas a Carteira Nacional de Habilitação (CNH). Ao retirar o veículo, o motorista principal deverá ter em mãos um cartão de crédito internacional em seu nome, que irá servir para o pagamento do aluguel e para o bloqueio de um caução.
Uma dica que poupa incômodos na estrada é solicitar um automóvel equipado com o sistema Via Verde (o equivalente ao “Sem Parar” aqui do Brasil). Ele tem um custo extra, bastante baixo, e permite que o motorista passe pelos pedágios sem a necessidade de parar para realizar o pagamento.
Lembre-se de devolver o veículo com o tanque cheio, pois as locadoras costumam cobrar um valor extra quando o tanque é devolvido vazio. Você verá que, ironicamente, um dos desafios de dirigir em Portugal é mesmo encher o tanque.
No país, é o próprio motorista quem aciona a bomba de gasolina. É mais fácil do que parece: basta inserir a mangueira no compartimento do combustível e verificar se ela está travada. Depois, é só começar a abastecer. O pagamento é feito em uma loja de conveniência localizada no próprio posto, onde poderão auxiliá-lo em caso de dúvidas ou dificuldades.